O cronograma de reabertura será semanal e o agendamento ficará disponível sempre um dia antes da retomada. O Poupatempo de Tatuí está programado para começar o atendimento presencial dia 16 de setembro.
Com o objetivo de minimizar os riscos de transmissão do novo coronavírus e garantir a segurança da população e funcionários, serão adotadas medidas de controle de acesso, distanciamento social e protocolos sanitários.
O retorno seguirá as diretrizes do Plano São Paulo. Isto é, com flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases laranja e amarela. Portanto, o fluxo de pessoas tem de ser equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.
O acesso às unidades será permitido para quem tiver horário agendado. Assim, a presença de acompanhantes só será autorizada em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência.
No lado externo dos postos, o cidadão encontrará um totem com as informações dos protocolos adotados pelo Poupatempo.
Todas as unidades terão “dispensers” de álcool gel em diferentes locais, para higienizar as mãos antes e depois de cada atendimento. O aumento da ventilação interna será garantido com a manutenção de portas e janelas abertas.
Outra medida é o reforço na limpeza dos postos e a utilização de equipamentos de proteção individual aos profissionais de serviços gerais.
Quem estiver na linha de frente, em contato direto com o público, usará protetor facial. Para o atendimento em mesa, foram instaladas barreiras de acrílico para separar o cidadão do funcionário. Todos os equipamentos utilizados na prestação de serviços ao público serão higienizados a cada hora
Serviços no Poupatempo
Na reabertura das unidades, a prioridade é para os serviços que exigem atendimento presencial, como a expedição de RG e a primeira emissão de CNH, por exemplo.
Os demais continuam mantidos de forma remota. Juntos, site e aplicativo Poupatempo Digital oferecem mais de 80 opções online, sem sair de casa.
Outra novidade é que, a partir da reabertura das unidades, todos os serviços antes oferecidos nos postos do Detran/SP também serão realizados diretamente no Poupatempo de cada município. Os agendamentos também passam a ser realizados exclusivamente pelo portal do Poupatempo.
Pelo app, é possível acessar serviços digitais como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais.
Há também novas opções exclusivas do app: solicitação de segunda via e renovação de CNH (que teve a sua validade prorrogada e não precisa ser renovada durante a pandemia), Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos CRLV), IPVA 2020, acesso ao Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho, situação das linhas do Metrô e da CPTM e Qualidade do Ar, por exemplo.
Para evitar aglomerações, uma grade para o agendamento de data e horário foi desenvolvida, exclusivamente para serviços que não podem ser realizados de forma remota. A reabertura, neste momento, será com 30% da capacidade de atendimento de cada unidade.
Para marcar dia e horário para ser atendido, além de consultar informações, endereços e horários de funcionamento dos postos, o cidadão pode acessar o portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital.
O Poupatempo Tatuí fica localizado na Av. Cel. Firmo Vieira de Camargo, nº 135 – Centro.