PUBLICIDADE

O Dia do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A data foi instituída em 1974 pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.
A celebração da data tem como objetivo a sensibilização e a elaboração de ações que visem à preservação ambiental. Cada ano o Dia Mundial do Meio Ambiente trata de uma temática ambiental diferente.
Como foi criado o Dia do Meio Ambiente?
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1974 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizado na cidade de Estocolmo, Suécia, entre os dias 5 e 16 de junho. A conferência teve a participação de representantes de 115 países e de diversas organizações de variados segmentos.
Esse evento ocorreu diante da preocupação crescente com a necessidade de uso sustentável dos recursos do planeta e sua Declaração Final apresenta princípios que abordam a necessidade de inspirar e guiar a população em busca da preservação ambiental.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente também serviu para guiar as futuras ações da Organização das Nações Unidas em relação ao meio ambiente. Entre essas ações, podemos destacar a criação, no final do ano de 1972, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que coordena os trabalhos da Organização das Nações Unidas relacionadas ao meio ambiente.
Entre as prioridades do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente podemos destacar a gestão dos ecossistemas, aspectos ambientais de catástrofes e conflitos, governança ambiental, mudanças climáticas, entre outras.
Importância da preservação do meio ambiente
O meio ambiente pode ser definido como o conjunto de fatores bióticos e abióticos em que o organismo está inserido e suas interações. O meio ambiente está em constante transformação. O homem, em nome do desenvolvimento, tem causado diversos processos de degradação que afetam não apenas animais e plantas, afetam também o próprio homem.
É importante destacar que muitos recursos naturais, essenciais para a sobrevivência da espécie humana, se não forem preservados, se esgotarão, como a água potável. Entre as principais causas da diminuição da água potável podemos destacar a poluição das águas superficiais e subterrâneas por esgotos domésticos e resíduos tóxicos provenientes da indústria e da agricultura e o desperdício.
A Constituição Brasileira de 1988 traz em seu artigo 225 que:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.”
Assim, é papel não apenas do Poder Público, mas de toda a população trabalhar em prol do bem comum por meio da preservação do meio ambiente e isso se faz desde pequenas ações, como descartar o lixo em local adequado.
Atividades realizadas no Dia do Meio Ambiente
Em cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem um tema que reflete uma preocupação ambiental urgente. Além de um tema específico a cada ano, o Dia do Meio Ambiente também tem a cada ano um país anfitrião. É no país anfitrião que ocorrem as celebrações oficiais globais.
Além das celebrações oficiais, diversas atividades são realizadas em todo mundo com o intuito de sensibilizar os diversos segmentos da sociedade da necessidade de preservação do meio ambiente. Assim, o tema escolhido para aquele ano é trabalhado de diversas maneiras pelas organizações envolvidas nos eventos, levando sempre em consideração o público-alvo.
Como trabalhar o Dia do Meio Ambiente na educação infantil?
É importante que se desperte nas crianças a consciência ambiental, para que compreendam a necessidade de cuidarem do ambiente em que vivem.
A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes. Assim, é imprescindível que a educação seja sempre relacionada com a vida do aluno. Estudos mostram que a educação ambiental realizada de maneira eficaz proporciona mudanças comportamentais e desperta valores que podem gerar importantes consequências sociais.
Diante disso, a temática do meio ambiente deve ser trabalhada desde a educação infantil de forma a levar a criança a compreender a necessidade de se ter alguns cuidados com o ambiente onde ela vive.
Assim, atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, podem ser realizadas para inserir o tema do Dia do Meio Ambiente daquele ano para as crianças. A contação de histórias e atividades culturais, como apresentações musicais e teatro, também são meios eficazes para trabalhar de forma envolvente os temas ambientais com as crianças.
É importante destacar que a temática do meio ambiente não deve ser trabalhada apenas no Dia do Meio Ambiente, assim, outras formas de se manter esse tema sempre presente e estimular o desenvolvimento de uma consciência ambiental nas crianças é o contato com a natureza, já que muitas crianças, principalmente as que vivem nos grandes centros urbanos, não têm esse contato.
Uma proposta para manter esse contato com a natureza de forma espontânea, natural e contínua é a criação de uma horta ou jardim para as crianças cuidarem. A manutenção de uma planta em sala também é uma forma das crianças manterem o contato diário com a natureza, além de ajudar a trabalhar a ciência na prática, mostrando as etapas de desenvolvimento da planta.
O contato com animais, visitas a fazendas também permitem que as crianças tenham um contato maior com a natureza auxiliando no despertar da consciência de cuidado e preservação.

PUBLICIDADE