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Conheço pessoas e empresas que acham-se “vítimas” de tudo. Vítimas dos concorrentes; vítimas da globalização; vítimas do governo; vítimas dos colegas de trabalho; vítimas do “sistema”.

Essas pessoas e empresas perdem um precioso tempo na busca dos culpados pela sua situação. E sempre encontram alguém de quem sejam vítimas.
O problema é que no mundo de hoje, competitivo e onde só vencerão os realmente competentes, ninguém tem mais dó dos que só choram e reclamam, dos que, enfim, se acham vítimas.

E não adianta reclamar de coisas que não podem ser mudadas por nós. O mercado dita o preço e nós temos que nos ajustar a ele fazendo com que nossos custos sejam suficientemente baixos e nossa produtividade alta para podermos competir com o preço que o mercado paga por nossos produtos ou serviços e ainda obter os resultados que nossos acionistas exigem.

Não adianta reclamar por não encontrarmos pessoas preparadas no mercado. Temos que recrutar pessoas boas e treiná-las cessantemente para que se tornem como queremos que sejam. E assim por diante.

Quem se acha vítima do mundo e de outras pessoas jamais terá sucesso. É preciso ser proativo e fazer as coisas acontecerem. Fazer-se de vítima o tempo todo só servirá para piorar as coisas e protelar as soluções que temos que buscar com coragem e decisão.
Nesta semana, veja se você ou sua empresa não estão caindo na armadilha mental de acharem-se vítimas de tudo, em vez de enfrentar a realidade e tentar modificá-la.
Boa Semana.
Sucesso!

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