PUBLICIDADE

A maioria dos professores tem pouquíssima ou nenhuma experiência com aulas a distância, ainda mais aqui em Cesário Lange, que é uma cidade pequena, onde existem poucas escolas as quais seguem uma maneira de ensino tradicional. Não há motivos para um treinamento especial para os professores aprenderem essa nova modalidade, pois se trata de alunos que moram e estudam no mesmo lugar. Não temos faculdade no município, e a maioria dos professores que tem experiência com esse tipo de ensino, são os professores que lecionam em faculdades ou em algum tipo de curso extracurricular.
Os professores das escolas públicas do município são preparados para aulas presenciais, que é o único ensino público oferecido por aqui. Ter que mudar, aprender e se preparar para ensinar de uma maneira completamente diferente do que a de costume deve estar sendo um desafio enorme para eles, pois toda mudança repentina trás junto consigo um grande desafio.
Será que estão conseguindo manter o mesmo nível de ensino? Será que os alunos estão aprendendo menos? Ou será que estão aprendendo mais porque é possível pra voltar as vídeo aulas quando não entendem alguma matéria? As dúvidas são muitas, mas o que todos querem mesmo, é que tudo volte ao normal o mais rápido possível e que a relação entre aluno e professor e o aprendizado tradicional se reestabeleçam o quanto antes.
A grande dificuldade no Brasil, assim como nos demais países, é a situação imprevisível em uma área que não tem tradicionalmente a cultura do digital, do trabalho remoto ou da educação à distância. Isso é novo e complexo para quem trabalha com educação básica nas escolas públicas e particulares. A maioria dos professores e dos pais dos alunos compartilham dessa opinião, pois realmente tudo que é novo tende a ser imprevisível.

PUBLICIDADE