PUBLICIDADE

Uma mulher, de 63 anos, morreu na manhã do sábado (15/02), após chegar ao Pronto Atendimento de Porangaba e não encontrar um médico para o atendimento de urgência. A senhora chegou à unidade de Saúde com sintomas de infarto.
Revoltada, familiares da senhora Maria Benedita Gomes Mariano procuraram a reportagem do “O Cubo Notícias” para relatar o caso.
Segundo a família, a senhora Benedita teve falta de ar durante a última semana e procurou por diversas vezes o atendimento do P.A. A família alega que a paciente tinha recebido instruções de médicos do H.C UNESP de Botucatu, para que fosse encaminhada até lá, caso sentisse falta de ar, porém, todas as vezes que ela procurou o atendimento em Porangaba e relatou os sintomas, não recebeu o encaminhamento até o Hospital das Clínicas.
Por volta das 9h30m de sábado, a senhora Benedita teve uma forte insuficiência respiratória, acompanhada de fortes dores no peito e região torácica. Ela foi levada ao Pronto Atendimento às 9h47m e foi imediatamente atendida pelo corpo de enfermagem do P.A.
Ao questionar sobre a ausência do médico no atendimento, a família foi informada que a médica responsável pelo plantão estava acompanhando uma gestante até a UNESP e que, naquele momento, não havia nenhum médico na unidade. Enquanto a família aguardava apreensiva e inconformada com a situação, a senhora Benedita era atendida e passava por tentativas de reanimação feitas pelo corpo de enfermagem do P.A.
Quase uma hora depois, por volta das 10h30 m, a médica chegou ao local e prontamente foi atender a paciente, porém, nada mais podia ser feito, pois a senhora já havia entrado em óbito.
Mais uma vez, Porangaba vivencia essa situação, relatada por diversos moradores e por nossa reportagem por centenas de vezes. É inadmissível que se coloque a vida de cidadãos a própria sorte, enquanto a Secretaria de Saúde de Porangaba e o Poder Executivo teimam em não providenciar dois plantonistas para que a unidade de Saúde não fique desguarnecida de médicos quando há encaminhamentos de pacientes à UNESP.
Vale ressaltar que a família reconhece e agradece pelo trabalho dos enfermeiros que tentaram, com o máximo empenho, dedicação e carinho, salvar a vida da Senhora Benedita. Parabéns a eles!
Fonte: O Cubo Notícias

PUBLICIDADE