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William é um garçom que conheci no restaurante Coco Bambu de Salvador, na Bahia.
Em primeiro lugar, me cumprimentou com muita simpatia e sem excessos de mesuras ou palavrórios inúteis.
Em seguida foi muito honesto em me ajudar a escolher um prato que não fosse exagerado para uma pessoa que estava só como eu.
Ao escolher o prato, imediatamente me ofereceu o vinho da casa com grande capacidade de persuasão, explicando os detalhes do vinho e se prontificando a me servir um gole para experimentar.
Como comi camarões em forma de aperitivo, ou seja, com as mãos, ao final pedi a ele uma lavanda para limpar meus dedos, àquela altura engordurados pelos camarões.
Imediatamente me trouxe a lavanda, explicando que não era costume daquela casa, mas que ele fez questão de providenciar, numa bela peça de louça normalmente utilizada para um creme ou sopa, com a água na temperatura certa e o limão corretamente mergulhado.
Solicitamente me ofereceu um café e não se esqueceu de dizer, de memória, a lista dos licores que sugeria que acompanhassem o final da refeição.
Tudo perfeito, sem afetação e com extrema rapidez.
Notei, também, que o William sempre se prontificava a auxiliar seus companheiros e quando um novato derrubou um copo de suco na mesa ao lado, ele, mais que depressa providenciou um pano, chamou o serviçal da limpeza e fez com que tudo parecesse apenas normal.
Ao assistir esse raro espetáculo de bom atendimento e de capacidade de vender, não me contive e chamei um dos sócios-proprietários relatando a ele o meu encantamento com o William que, segundo seu patrão, era uma pessoa muito simples, com poucos estudos, mas dotado de um esforço e vontade de servir realmente surpreendentes.
Minha pergunta é: Quantos colaboradores você conhece nas empresas que de forma leve, serena, mas rápida e eficaz atendem, encantam e surpreendem seus clientes? Quantos se preocupam em vender todos os produtos que a empresa possui? Quantos são realmente comprometidos com os detalhes?
Quantos Williams você conhece?
Pense nisso. Sucesso!
PENSE NISSO:
Um garçom, uma atendente, assim como todos os colaboradores de uma empresa são vendedores, diretos ou indiretos. Quantos você conhece que se preocupam em oferecer todos os produtos disponíveis aos clientes?
Ao mesmo tempo que vi o William buscando ajudar seus colegas de trabalho, vi muitos deles fingindo não terem visto o problema do colega que derrubou o copo de suco e ainda se distanciaram para não ajudar, nem se comprometer.
Conheço funcionários que se prejudicam o tempo todo pensando estar prejudicando seus patrões ou chefes através de um comportamento sem comprometimento e atenção. Logo estarão nas filas dos desempregados.

 

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