PUBLICIDADE

IBGE e Prefeitura de Laranjal Paulista realizam reunião preparatória para o Censo de 2020
Trabalho de campo e entrevistas no município devem acontecer entre agosto e outubro do próximo ano
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prepara para 2020 mais um censo demográfico. O objetivo é coletar dados em todos os municípios brasileiros que apontarão diretrizes para o desenvolvimento e organização do país para a próxima década. E o trabalho de preparação para esse grande estudo já começou. Esta semana, a primeira reunião preparatória, para planejamento e acompanhamento do trabalho em Laranjal Paulista foi realizada.
O prefeito Dr. Alcides de Mouras Campos Junior recebeu os técnicos do IBGE, acompanhado de secretários municipais e assessores. A expectativa é que o trabalho de campo, na cidade, aconteça entre os meses de agosto e outubro de 2020.
Conhecer em detalhe como é e como vive o nosso povo é de extrema importância para o governo e para a sociedade. Os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do país.
O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. “Além disso, uma sociedade organizada, que conhece a si mesma, pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro”, explicou o prefeito Dr. Alcides.
Retratar o Brasil que entrará na próxima década é um desafio para o IBGE e identificar a realidade de cada município é igualmente importante.
O IBGE espera contar com o envolvimento ativo dos governos estaduais e municipais, desde a etapa de planejamento até a execução da fase de coleta de dados do Censo Demográfico 2020. Na fase de preparação, em particular, a atualização da Base Territorial – descritores de divisas, mapas e cadastros – é uma tarefa pesada e dispendiosa. A parceria com prefeituras e órgãos estaduais de planejamento constitui, sobretudo nesta etapa, elemento fundamental para o sucesso de um censo. Essas instituições dispõem de mapas municipais e cadastrais mais atualizados que aqueles que o IBGE possui. Isto é, possuem um material que reflete melhor a realidade local, garantindo em grande parte a qualidade das informações coletadas, evitando omissões na cobertura da área do município, agilizando a coleta e reduzindo os custos da oper ação.

PUBLICIDADE