PUBLICIDADE

Os guareienses comemoração mais um aniversário do município de Guareí. A cidade fez na última terça-feira (16) 141 anos de história. As festividades tradicionais não acontecerão neste ano, senão na saudosa memória dos moradores. Mas muita gente manifestou a comemoração pelas mídias sociais.

História de Guareí

Johann Momberg, Gaspar Estanagel, Philippe Jacob e Henrique Wietes. Esse quarteto tinha intenção de formar um povoado, só que para isso precisaram enfrentar alguns obstáculos. O lugar que queriam já tinha dono. Mas foi com a força de um povo acostumado a lutar que os amigos atingiram o objetivo.

Em 1827, se instalaram na confluência do ribeirão Guarda-Mor com o rio Guareí, nas propriedades de Elias Ayres do Amaral.

No local, levantaram uma capela, em louvor a São João Batista, construíram um cemitério e diversas casas.

Mas o fazendeiro, até então dono da área usada por eles, não estava satisfeito e chegou a determinar a seus escravos a derrubada do cruzeiro erguido pelos posseiros.

A tentativa do coronel foi em vão. A Justiça ficou a favor dos colonos. Em 26 de abril de 1865 determinou a desapropriação das terras para a Capela de São João Batista de Guareí.

Porém, a economia, baseada na agricultura e pecuária, não foi suficiente para manter o povo no lugar e, em 1934, Guareí foi extinto.

Dois anos depois, teve, no entanto, sua condição municipal reassegurada.

Com relação ao nome existem duas versões: a primeira é a tradução do tupi “guará-y”, que significa Rio Guará (rio do lobo brasileiro); e a segunda é “guari-y” (o rio dos macacos).

Por tradição local o primeiro significado é o reconhecido.

A cidade de Guareí possui na sua cultura, entre outras coisas, a Festa de São João Batista, padroeiro da cidade (ocorre por volta do dia 24 de junho, Dia de São João), a cidade recebe inúmeras barraquinhas que formam uma feira em torno da praça da cidade. Comes e bebes são garantidos. Entre eles, os tradicionais bolinhos de frango e o praticamente exclusivo bolinho de milho.

Outro marco importante da cidade são os tradicionais jogos carnavalescos ‘Verde e Vermelho’. Realizados a muitas décadas (pelo depoimento de anciãos da cidade, a tradição iniciou-se por volta de mais de 80 anos atrás, no Bairro da Vitória em Guareí).

Ocorre sempre no fim de semana de Carnaval. Duas equipes de moradores da cidade dividem-se entre Verde e Vermelho, dividindo também a torcida da cidade toda. Os jogos iniciam-se na sexta-feira, a vitória garante 3 pontos, o empate 1 ponto. Em caso de vitória da mesma equipe na sexta e no sábado, os jogos já possuem um campeão. Caso contrário, a grande decisão ocorre no domingo de Carnaval.

Os jogos são disputados até hoje no Estádio Municipal Hideraldo Nolasco de Oliveira, e também no Campo do Bairro da Vitória, onde iniciou-se a tradição.

“Nosso balneário tinha muito shows, eventos onde família se reuniam para passar um final de semana. Nosso querido clube, quantos bailes passaram por aí… E o bar corinthiano, um dos bares mais conhecidos da cidade e que todo mundo se reunia por lá. Futebol tão amado por todos trazia no carnaval o verde e vermelho, que com tempo começou a ter transmissão de futebol pela rádio realidade e por último até a rádio esporte transmitiu este jogo tão amado e foi matéria de TV por muitos anos. O nosso município além de todos esses eventos importantes e lembranças especiais porque não falar das pessoas que são muito humildes e caridosos sempre dispostas a ajudar alguém. Hoje o nosso município completa 141 anos, ano difícil complexo por conta desta pandemia mas não podemos deixar de falar desta cidade tão linda te amamos muito, feliz aniversário Guareí, ano que vem se Deus quiser estaremos fazendo festas de carnaval e comemorando o seu aniversário do jeito que você merece, parabéns querida e amada cidade” escreveu o guareiense Marcelo Martins sobre a cidade.

OUTRAS MATÉRIAS COMO ESSAS VOCÊ CONFERE NAS PÁGINAS DE REGIÃO DO JORNAL ALIANÇA. JÁ À VENDA…

PUBLICIDADE