PUBLICIDADE

Não bastando a ascensão dos casos da Covid-19 no município, agora a cidade também começou a confirmar casos de dengue, mais uma ameaça à saúde pública. Os agentes estão fazendo as visitas de inspeção e orientando quanto aos cuidados que todos devemos ter.

No último boletim divulgado no dia 15 de março, havia 14 notificações e 6 casos confirmados de dengue na cidade, e não houve mais atualizações até o momento da composição desta matéria.

Mas o que criou falatório nos últimos dias, foi um óbito com suspeita de dengue e gerou reações na população.

Entramos em contato com a Secretária de Saúde, Sandra Joia, e questionamos sobre a veracidade da informação, ela nos informou que o óbito não fora por motivo da dengue.

Na sessão do dia 18 de março, o vereador Roque Manes fez um apelo a população para que se atentasse aos cuidados contra o mosquito. Na tribuna o vereador citou que Cesário já teve “um caso fatal” de dengue, e deixou dúvidas na população, mas a Secretária da Saúde declarou que o vereador se equivocou.

A doença

A dengue é uma doença viral que, na maior parte dos casos, traz sintomas como febre, indisposição e dores nos músculos e atrás dos olhos. Entre cinco e sete dias depois, a temperatura e os incômodos vão desaparecendo, mas o cansaço pode persistir.

Entretanto, a enfermidade também às vezes se apresenta com maior gravidade. É a chamada “dengue complicada”.

Do começo de 2021 até o dia 20 de fevereiro, o Ministério da Saúde registrou 54.049 casos e oito mortes por dengue no país. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma diminuição de aproximadamente 77% nos casos.

Mesmo em cenário de pandemia, agentes comunitários de saúde e de promoção ambiental vêm fazendo visitas domiciliares para orientar as famílias.

Dicas de prevenção contra a dengue

Tampar os tonéis e caixas d’água

Manter calhas sempre limpas

Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo

Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia

Tampar as lixeiras

Limpar os ralos e colocar tela

Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

Nebulização

A prefeitura informou na manhã do dia 19 que realizará a nebulização (fumacê) em combate ao mosquito nos bairros, Centro; Fazenda Velha; Dom Lazaro; Vila Nova; Vila do Cruzeiro; Haras do Sul; Torninos; Jd. Europa; Jd. Alvorada; Vila Brasil; Jd. das Flores. De manhã a partir das 10h30 e no período da tarde às 14h00.

A recomendação é que, durante o fumacê, os moradores abram as janelas e portas da casa. Além disso, gaiolas de pássaros e alimentos.

Caso alguém na casa for alérgico, recomenda-se que a pessoa permaneça em um cômodo separado e fechado.

PUBLICIDADE