Onde está nossa cultura?

PUBLICIDADE

O recurso da Lei Aldir Blanc foi assunto da última Sessão Ordinária na Câmara (4/03). Um requerimento (REQUERIMENTO Nº 035/2021) apresentado pelo Vereador Luciano questionando sobre o recurso.

O município de Cesário Lange recebeu, em 2020, pela Lei Aldir Blanc, o valor de R$ 152,532,75 que seria aplicado, segundo o gestor de cultura na época, nas atividades de acordo com os incisos I e II da Lei nº 14.017, de 29 de Junho de 2020, que seriam subdivididos em quatro editais: o primeiro previa subsídios mensais destinado aos espaços artísticos e culturais como em pequenas e microempresas; os outros três visava promover manifestações culturais pelas plataformas digitais.

No requerimento o vereador questiona como foram aplicados tais recursos; quais foram os projetos culturais beneficiados; quais foram as empresas e pessoas físicas cujas atividades estão voltadas à cultura foram beneficiadas e quais foram os critérios para o repasse dos recursos. Luciano justifica que a Lei Aldir Blanc “foi criada com a função de apoiar o setor cultural, que neste momento de pandemia sofre consequências incalculáveis com o fechamento das realizações de eventos, levando a todos que vivem da cultura a situação de calamidade”.

Então, no final de 2020, o recurso de R$ 152.532,75 da Lei Aldir Blanc foi devolvido, pela Prefeitura. Na ocasião, falamos com o Prefeito Dinho sobre o motivo da devolução, e segundo ele, o dinheiro foi devolvido pois havia um prazo para uso e aplicação em atividades e espaços culturais e disse ainda que, o mapeamento dos artistas da cidade ficou abaixo das expectativas.

Os editais para a aplicação do dinheiro estavam pré-elaborados, mas ficaram parados no Departamento Juridico, o que acabou não impossibilitando o uso do dinheiro. Um dos destinos previstos nos editais estava a premiação das obras da exposição artística que era para ser realizada on-line, na ocasião o prefeito e sua equipe achou o motivo inapropriado para aplicar o dinheiro. Dinho, ainda, afirmou que faria uma nova solicitação do recurso para ser aplicado no ano de 2021, mas até agora não tivemos notícias.

Muito provavelmente, o Vereador Luciano não tomou conhecimento de que o recurso foi devolvido – ou tomou, talvez. Mas o requerimento acaba sendo bastante pertinente já que o prefeito pode dizer se fez ou fará nova solicitação ou não.

É uma pena que tenha faltado criatividade e observação na destinação do recurso. Cesário é uma cidade repleta de artistas talentosos, seja na música, nas artes plásticas, artes corporais entre tantas outras e lei Aldir Blanc vem e vai, sem uso.

Considerando a gama de desenhistas, pintores e escultores incríveis na cidade, e que o município é de interesse turístico, é uma lástima que um prédio da cultura, como o da Biblioteca Municipal levar a mesma cor do CEMITÉRIO, sendo que poderia se enfeitar com um mural colorido com desenhos dos autores brasileiros e estrangeiros cujas obras se encontram no acervo.

É notório que muitos prédios em Cesário carecem de cores.

Outro investimento incrível seria confiar às mãos de artistas cesariolangenses a revitalização de espaços públicos em no município. Há escultores sensacionais conhecidos na cidade, que poderiam fazer de uma simples praça um verdadeiro evento turístico.

É um fato que Cesário Lange tem e muito em quê e com quem investir o recurso justo da lei Aldir Blanc.

Quando será que criatividade vai alcançar o peso da burocracia e do desdém? Se Cesário Lange é uma cidade VIVA, ou se dirá “Deus salve os artistas” ou há de se dizer “isso é uma mentira”.

PUBLICIDADE