PUBLICIDADE

Neste mês do dia Internacional da mulher, trazemos uma personagem feminina que hoje tem seu nome nas paredes da história de Cesário Lange.

Aqui se compõe a história de uma mulher que sonhou, que plantou, que colheu. Que viveu, mas partiu para outra vida.

Uma mulher que marcou nas suas lutas, nos seus trabalhos, nas suas conquistas, na sua história, enfim, a história de tantas outras mulheres.

Nesta edição, véspera do dia Internacional da mulher, escolhemos para esta coluna, Sônia Maria Sperândio.

Sônia Maria de Campos Sperândio, nascida em Cesário Lange, no dia 15 de maio de 1950, era filha de João Cassemiro de Campos e de Helena Miranda Cassemiro. Estudou na Escola Estadual Francisco Mendes de Almeida e formou-se professora primária em Conchas.

Casou-se com Afonso Sperândio, com quem estava sempre presente no bairro dos Torninos, onde a família do seu esposo tinha uma propriedade rural. Tiveram três filhos, Giovani, Afonso e Sheila.

Já casada, decidiu lecionar em Barueri, onde lecionou durante 4 anos.  No início dos anos 90 conseguiu transferir-se para a Escola da Fazenda Velha, em Cesário Lange, onde continuou dedicando-se inteiramente à educação dos seus alunos. Juntamente com o prefeito municipal, Natan Pires da Silva, conseguiu a criação naquela escola do curso de educação infantil e parque infantil, ainda em funcionamento. Posteriormente transferiu-se para a Escola Estadual “Francisco Mendes de Almeida”, onde se aposentou, após longos anos de serviço dedicado à educação. Faleceu em 5 de abril de 2002, deixando profundamente saudosos seus familiares, amigos e ex-alunos, unânimes em enaltecer suas qualidades humanas e de grande educadora.

“Denominar a escola municipal do bairro dos Torninos “EMEF “PROf.ª SÔNIA MARIA DE CAMPOS SPERÂNDIO”, além de um dever para esta Casa, é motivo de muito orgulho e satisfação por poder homenagear uma professora qualificada, humana e inteiramente dedicada à educação de nossas crianças” registrou a Câmara Municipal no projeto de lei que deu à escola nos Torninos o seu nome.

 

PUBLICIDADE