PUBLICIDADE

Muitas pessoas tem observado e reclamado do aumento da presença de moscas e variados insetos em Cesário Lange. Evidentemente, com a chegada do verão, é sempre muito comum a inconveniente aparição dessas criaturas, e é claro, há uma preocupação e vigilância ainda maior quando a esses seres se envolve o temido mosquito Aedes aegypt, transmissor de várias doenças conhecidas como dengue, zika vírus (ZKV) e a febre Chikungunya. Inclusive, na última sessão ordinária da Câmara, os vereadores Davi Rodrigues Machado e Luiz Gonzaga dos Santos pediu para o Prefeito que informasse algum plano municipal de vigilância e combate à dengue, e também se os agentes de endemias estão realizando as fiscalizações e quais são os números de casos de dengue no município. Mas apesar da desordem que o famoso mosquito da dengue pode causar, o incômodo tem sido abrangente. As moscas varejeiras e vários outros tipos de insetos têm sido predominantes nas ruas e casa da cidade.

Observando a reclamação popular, procuramos a vigilância sanitária para saber como está a atuação na parte que lhes cabe no controle dessas pragas, e fomos informados que os agentes têm feito visitas em casas e estabelecimentos, na procura de focos de água parada.

Questionamos também sobre a questão da dedetização, visto que é necessário que município mantenha essa atividade regularmente. Quem nos atendeu nessa informação foi o departamento de engenharia na Prefeitura Municipal que apresentou documentos comprovando que a última dedetização foi realizada em novembro de 2020 e tem validade de seis meses.

A dedetização é realizada por uma empresa terceirizada, contratada sob licitação, mas o departamento de engenharia evidencia que a participação popular é de extrema importância para a não proliferação de mosquitos e demais pragas.

 

PUBLICIDADE