PUBLICIDADE

Recentemente, na ocasião da Primeira Sessão Ordinária da Câmara, uma das indicações apresentadas (INDICAÇÃO Nº 037/2021) levantou uma problemática outrora abafada pelo esquecimento, e que revela baixa proficiência no conhecimento histórico e cultural de nossa cidade.

Na indicação, o autor Vereador Rubens Cubas do Amaral (PSDB) sugeriu ao prefeito que estudasse a possibilidade de instalar câmeras de segurança na Praça “Papa João Paulo XXIII” (lido “Papa João Paulo 13”) que fica entre a delegacia e a Sabesp, hoje com indicação dizendo “Praça do Idoso”.

Afinal, qual é o problema com o nome da praça?

A referida praça foi nomeada pela Lei N° 27, de 13 de maio de 1964, intitulada “Da denominação à praça onde erigiu-se o Cruzeiro”. E como muitos devem se lembrar, até bem pouco tempo atrás, o Cruzeiro, hoje levantado na Praça da Bíblia, estava fixado na praça nomeada em 1964.

O nome que esta praça recebeu, de acordo com a Lei, foi “Praça Papa João XXIII”, uma das figuras religiosas responsável pela Paróquia Santa Cruz de Cesário Lange, ter posse de uma das Relíquias Sagradas da Igreja: dois fragmentos da Cruz de Jesus Cristo.

A ideia original, ligava história e cultura com muita coerência: se é a “praça onde erigiu-se o Cruzeiro”, logo, é relevante que se chame “Praça Papa João XXIII”.

Não se sabe por quais desarranjos do tempo a praça recebeu a placa (já removida) com o nome “Praça Papa João PAULO XXIII”, talvez, daqui a alguns séculos, a igreja tenha um Papa João Paulo XXIII, mas até o momento, o último Papa João Paulo, foi o II.

É compreensível que tal confusão com os nomes tenham acontecido. No entanto, a Lei prevê que na “Praça haverá uma placa contendo os seguintes dizeres: – ‘PRAÇA PAPA JOÃO XXIII – O PAPA DA PAZ’”.

Anos mais tarde, Papa João XXIII foi declarado Beato em 2000, e canonizado em 2014. Hoje sua memória é como “Papa São João XXIII”.

Hoje, não há cruzeiro e nem a placa. Mas até onde se sabe, ainda vale a Lei Nº 027/1964. O equívoco não foi citado naturalmente na última sessão, somente; mas também está registrado no mapa por satélite.

E agora? Qual o nome da praça? Ou melhor, haverá correção?

PUBLICIDADE