PUBLICIDADE

Cesário Lange tem crescido cada vez mais populacionalmente, e com isso cresce a demanda de recursos para atender ao povo.

Cada vez mais se ouve sobre problemas com saúde mental. E o cuidado com essa realidade deve sempre compor a lista das prioridades.

Porém, na última semana, uma boa notícia chegou ao município. Através dos esforços do Vereador Alessandro Paes Vieira juntamente com a Secretaria de Saúde, Prefeito Municipal, Cesário Lange conta agora com o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, a se instalar e iniciar as atividades daqui a, aproximadamente, 30 dias.

Em tese, os Centros de Atenção Psicossocial, como referido, são serviços públicos de saúde mental, destinados a atender indivíduos com transtornos mentais relativamente graves. Esse serviço é uma substituição as internações em hospitais psiquiátricos, e tem como maior objetivo tratar a saúde mental de forma adequada, oferecendo atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico, e promovendo a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários. Esse serviço oferece três modalidades de tratamento (intensivo, semi-intensivo, e não intensivo), que variam de acordo com a necessidade do indivíduo. O atendimento intensivo trata-se de atendimento diário oferecido quando a pessoa se encontra com grave sofrimento psíquico, em situação de crise ou dificuldades intensas no convívio social e familiar, precisando de atenção contínua. No semi-intensivo, o usuário pode ser atendido até doze dias no mês, modalidade oferecida quando o sofrimento e a desestruturação psíquica da pessoa diminuíram, melhorando as possibilidades de relacionamento. Deve-se ressaltar que o usuário ainda necessita de atenção direta da equipe do serviço para se estruturar e recuperar sua autonomia. O atendimento não intensivo é oferecido quando a pessoa não precisa de suporte da equipe para conviver na sociedade e realizar suas atividades na família e/ou no trabalho, podendo ser atendido até três dias no mês.

Certamente, esta conquista trará muitos benefícios e atenderá uma grande demanda de munícipes que necessitam de tratamento para a saúde mental, já que o município não tinha como atender a essa demanda, o que exigia parcerias com centros de outros municípios para não deixar os cidadãos sem atendimento.

O Vereador Alessandro registrou que os problemas de saúde mental tiveram aumento com a pandemia da Covid-19, tendo em vista esse processo de isolamento estar provocando quadros depressivos, e síndromes das mais variadas. Com o CAPS aqui no município esse atendimento será priorizado e prestado da melhor forma possível.

PUBLICIDADE