PUBLICIDADE

“Nasci em Porangaba – na antiga Bella Vista de Tatuhy” – “A Cidade Sinfonia”, o que me diferencia e me orgulha. Hoje, ao rever tudo que ocorreu na minha vida profissional, confesso que sinto imensa alegria por poder falar de mim próprio, abertamente, sem subterfúgios, sem censura e destacar as origens de meus antepassados, pessoas simples e ordeiras, marcadas pela honradez e dedicação ao trabalho.  Saudar a minha gente – os formadores de meu caráter e que constituem a base de minha essência, sem nenhum constrangimento.   Valeu a pena, sou um vencedor” (Maestro Pingo).

Na última semana, a música brasileira regional perdeu um dos maiores ícones do cenário: Lázaro Nogueira da Silva (Maestro Pingo) partiu desta terra aos 85 anos.

Filho de João Paulino da Silva e Bernadete Nogueira, nasceu no dia 26/08/1935 em Porangaba SP. Na terra natal fez os estudos básicos e muito cedo começou a estudar música com o pai, músico de destaque, aprendendo a tocar clarinete e rufo. Depois, continuou os estudos com o extraordinário maestro Toninho Cristóvão. Com o tempo tornou-se exímio saxofonista e fez parte de famosas orquestras dançantes, como: Tro-lo-ló (Tatuí), Pan América (Itapetininga), Irmãos Cavalheiro (Sorocaba), Continental (Jaú), Orquestra do Adolar (São Paulo) e Sambrasil (Itu). Chegou a manter sua própria orquestra. Como músico de banda, iniciou na Corporação Musical Santo Antônio de Porangaba e, também, foi maestro da Corporação Musical Santa Cecília da mesma cidade, onde conquistou o tricampeonato estadual de bandas, consecutivamente, nos anos de 1964, 1965 e 1966. Em suas atividades pedagógicas, formou inúmeros músicos em Porangaba, onde manteve uma escolinha para jovens, destacando-se, principalmente, a formação da “Bandinha do Pingo”, o maior evento musical em todos os tempos em nossa terra, cuja excelência e qualidade musical vieram coroar e reconhecer o trabalho do mestre musical e da importância da escola porangabense de música. Como resultado, na ocasião. o município tornou-se detentor da melhor banda de jovens do Estado de São Paulo.

Foi professor no Conservatório Dramático e Musical “Carlos de Campos” (Tatuí), onde ensinou clarinete e saxofone e, ainda, participou da Big Band – Sam Jazz, sob a regência do maestro Hector Costita.  Recebeu o “Troféu Clave” da Ordem dos Músicos do Brasil. Desligado do Conservatório, passou a ministrar aulas de música em Porangaba e, ainda, nas cidades vizinhas de Cesário Lange, Torre de Pedra e Guareí, onde chegou inclusive a reger as bandas locais. Foi maestro da banda do Projeto Esperança e da Banda Municipal de Porangaba, ambas hoje desativadas.

Em Cesário Lange, Pingo iniciou a formação da juventude para a integração à Corporação Musical “Carlos Gomes”. Pingo tinha um olhar clínico, certeiro. Era extremamente carinhoso, bem-humorado. Aqui sempre foi admirado e respeitado. O maestro Aristeu Vasconcellos Leite (Teté), compôs uma valsa e lhe dedicou com o seguinte registro: “Pingo, dedico a você que é o Sabia das Serras de Porangaba. Minha alma vai chorar cada vez que você tocar essa simples valsa e que representa para mim o respeito e o carinho que meu coração sente por você e por essa cidade amiga. ASSI: Teté”.

Um de seus alunos nesta ocasião, relatou a esta coluna o seguinte fato, recordado saudosamente:

“Recordo que, aos meus 13 anos, quando aprendia flauta doce com Pingo, meu horário de aula se iniciava minutos antes do término do horário de seu café. Eu chegava sempre adiantado, Pingo aproveitava minha presença para se ausentar uns minutos da casa da banda e tomar um café na padaria, sem que precisasse fechar a sede. “Você cuida daqui pra mim?” perguntava. Eu ficava esperando-o voltar, olhando partituras avulsas pelo lugar. Logo ele retornava: “Obrigado por me esperar aqui”, alguns dias reclamava o calor, outros o frio, mas sempre agradecia. Tirava do bolso da camisa um Sonho de Valsa e me entregava sorrindo. Eu insistia que não precisava, mas mesmo assim, ele sempre me trazia o chocolate. E a aula começava”.

Pingo recebeu muitas honrarias ao logo de sua vida.

No ano de 2012 foi homenageado pela Câmara Municipal de Porangaba, através a moção de aplauso apresentada pelo vereador Bruno Augusto Rosa. Outra marcante homenagem aconteceu nos festejos carnavalescos de 2012, também em Porangaba, quando a Diretoria da Escola de Samba “Acadêmicos da Bela Vista” destacou seu nome no tema do samba enredo da agremiação. Recentemente, precisamente no dia 14/08/2014, foi homenageado em Tatuí, no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, no evento que contou com a participação da Orquestra de Sopros regida pelo professor Dario Sotelo.

No ano de 2016, em decorrência da desativação das bandas musicais de Porangaba e, também, por problemas de saúde, rendeu-se à inatividade. Em contrapartida, recebeu uma série de homenagens de seus discípulos pelos relevantes serviços prestados à comunidade musical da região, tendo sido visitado pelos membros das Corporações Musicais de Guareí e Cesário Lange onde exerceu a regência.

O seu sucessor na maestria da “Carlos Gomes”, maestro José Paulo Molitor destaca seu carinho pelo mestre: “Foi uma pessoa iluminada que Deus mandou a terra com essa linda missão especial em fazer alegria de todo povo através do som de seu clarinete e saxofone. Na vida terrena, agora continuará seu legado através da boa música instrumental que o Maestro nos ensinou. Vai em Paz Maestro Pingo olhe por nós músicos que tivemos a honra de lhe acompanhar.”

Predestinado, o maestro Pingo divulgou a arte musical – a banda de música – em um grande número de cidades paulistas e de outros estados que, a seguir, relacionamos: Cesário Lange, Pereiras, Laranjal Paulista, Tatuí, Itapetininga, Sorocaba, Angatuba, Piracicaba, Campos do Jordão, Taquarituba, Botucatu, Avaré, Lençóis Paulista, Águas de Santa Bárbara, Americana, Jundiaí, Rio das Pedras, Itaí, Guarujá, São Manoel, São José dos Campos, São Roque, Piedade, Anhembi, Paranapanema, Fartura, Pardinho, Barra Bonita, Santa Cruz do Rio Pardo, Pereira Barreto, Valparaíso, Ourinhos, Santo Anastácio, São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Três Pontas (MG). Parabéns Mastro Pingo!

Não somente um “ADEUS” paira nas lembranças das cidades da região, mas, agora, maestro Pingo, é “A DEUS” que vamos dirigir nossas lembranças; lembranças do Sabiá da Serra de Porangaba.

Biografia: Júlio Manoel Domingues

Colaboração: José Paulo Molitor

PUBLICIDADE