PUBLICIDADE

No dia 15 de janeiro a Prefeitura anunciou que retornariam as aulas parcialmente presenciais da rede pública no município. No dia 22 de janeiro o governador João Doria assinou um novo decreto que colocou o Estado de São Paulo na fase vermelha até o dia 9 de fevereiro. Por esse motivo, a Prefeitura de Cesário Lange, seguindo as indicações do Plano São Paulo, voltou atrás e suspendeu o retorno presencial das aulas.

Na segunda-feira (25) a Secretária Municipal de Educação Eliane Coelho junto com os vereadores, pais, professores e diretores, realizaram uma Audiência Pública on-line pelo Google Meet onde foi anunciado que não haveria mais o retorno das aulas presenciais.

Segundo a Secretária, é muito difícil anteceder a situação. Levando em consideração que o decreto tem extensão de 15 dias (a partir da data de publicação), não é possível afirmar que dentro desse período o Estado terá avançado para fase amarela, mas, terminado a vigência do decreto atual e observando a realidade futura, se a situação for favorável, a Secretaria de Educação repensará e iniciará um novo planejamento.

Sendo assim, ficou acordado que as aulas da rede municipal voltarão no dia 3 de fevereiro, pela plataforma Escolariza (www.escolariza.com). Os professores continuarão trabalhando em casa, à distância, e os conteúdos de início serão voltados a revisões do ano passado. Eliane ressalta a disposição das escolas e da secretaria para tirar dúvidas sobre o sistema de acesso às aulas. A Secretaria Municipal de Educação se encontra na rua José Vieira de Miranda n. 1108 – Centro. Telefone: (15) 3246 – 8060. Os telefones de algumas escolas estão disponibilizados no site da Prefeitura.

Eliane acredita que, por mais triste e dificultoso que seja, suspender o retorno presencial foi uma decisão certa, observando a situação dos hospitais na região, e a realidade de convívio de cada criança. “A vontade de voltar é muito grande, mas a preocupação e o medo acabam sendo maior” declarou.

Aulas na E. E. Aristeu Vasconcellos Leite

Na rede estadual, o retorno presencial das aulas tinha previsão de início para o dia 1º de fevereiro mas foi adiado para dia 8 de fevereiro. Apesar do ano letivo começar no dia 8, não será obrigatório a presença física dos alunos, mas eles poderão optar por continuar nas aulas remotas.

A escola Aristeu anunciou a data de início do ano letivo (com 35% da capacidade no sistema rodizio, de acordo com o Plano SP), mas divulgou junto uma pesquisa de opinião popular para conhecer a intenção dos pais e alunos em retomar os estudos presenciais.

Segundo a secretária Eliane, o Prefeito não gostaria que ninguém tivesse aulas presenciais neste momento, mas entende que isso é uma decisão da família e do aluno, e o Decreto Estadual não dá permissão para que os municípios decretem o impedimento das aulas, visto que é um dever das escolas atender ao aluno e as aulas são um direito destes.

PUBLICIDADE