PUBLICIDADE

A Prefeitura de Tatuí, por meio de seus gestores culturais da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, tem participado das reuniões virtuais de dirigentes culturais da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que ocorrem desde maio deste ano.
Por meio destas reuniões, o grupo de gestores batizou as atividades em “Novos Trilhos – Caminhos e Conexões para a Cultura”, além de redigir uma carta aberta à população, para que esta tenha acesso à importância destas reuniões no que diz respeito às políticas culturais da RMS.
Carta Aberta – O impacto da pandemia do COVID-19 na Cultura foi imediato. Ações culturais públicas e privadas foram paralisadas e a indefinição do cenário dificulta a tomada de decisões. Os desafios são grandes: medidas sanitárias restritivas, contingenciamento, queda de arrecadação. Diante da gravidade da situação e atentos aos problemas enfrentados pelo setor cultural, dirigentes culturais se uniram para compartilhar ideias, soluções e traçar estratégias.
“Novos Trilhos – Caminhos e Conexões para a Cultura” é a união dos gestores e dirigentes culturais da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) que tentam evitar o colapso do setor artístico da região neste período de isolamento social.
O propósito é unir forças entre Secretarias e Diretorias de Cultura da Região Metropolitana e buscar alternativas, em tempos de isolamento social, para viabilizar atividades culturais, uma vez que o Setor Cultural se encontra suspenso, respeitando as determinações do Governo do Estado de São Paulo.
Respeitando a questão sanitária, as reuniões do “Novos Trilhos” têm ocorrido semanalmente desde o final do mês de maio. Dessas reuniões, surgiram ideias de atividades a serem realizadas para movimentar o setor cultural e dar visibilidade aos profissionais da cultura. Unindo sentimentos culturais e essenciais para a manutenção dos coletivos e espaços culturais de todas as cidades da RMS, a formação “Novos Trilhos – Caminhos e Conexões para a Cultura” é uma forma de compreender a cultura regional.
“Não estamos parados”, a cultura se movimenta e segue trilhando seus caminhos, criando novas conexões da cultura da Região Metropolitana de Sorocaba. Neste sentimento, o objetivo desta Carta Aberta ao público, é permitir que nossos fazedores de cultura cheguem até sua casa e possam superar a ausência de público neste momento.
A Cultura é estratégica para o país e isso ficará mais evidente na retomada pós-pandemia.
Assinam a Carta: Aelson de Mattos Apolinário (secretário de Turismo e Cultura de São Miguel Arcanjo); Antônio Wilson Prestes Miramontes (secretário de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim); Benemari Sulivam Vieira (diretor de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Quadra); Cassiano Sinisgalli (secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Tatuí); Fernando Kitagawa (diretor de Cultura de Alumínio); Fúlvio Scarme (secretário de Cultura e Turismo de Laranjal Paulista); Giuliano da Silva Fonseca (secretário de Educação e Cultura de Araçoiaba da Serra); Grace Laine Pincerato Carreira (diretora de Cultura de Araçoiaba da Serra); Graziele Almeida (secretaria de Cultura de Salto de Pirapora); Ivan Aparecido da Silva (diretor de Cultura de Cesário Lange); João Paulo Nogueira Miranda (secretário de Cultura de Sorocaba); José Marcos Dias Rodrigues (dir.de Cultura de Piedade); Leandro Aparecido Leonor (diretor de Esportes e Cultura de Capela do Alto); Maitê Velho (secretária de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu); Marcelo Domingues (chefe de Gabinete de Capela do Alto); Marcio Saccon (secretário de Turismo e Cultura de Tietê); Rafael Rechineli de Oliveira (secretário de Cultura e Turismo de Pilar do Sul); Roberto Soares Hungria Neto (secretário de Cultura e Turismo de Itapetininga); Rogério Vianna (diretor de Cultura de Tatuí); e Sandro Bergamo (chefe de Gabinete da Cultura de Salto).

PUBLICIDADE