PUBLICIDADE

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, está com as atividades presencias suspensas, no entanto, informa mais uma atividade do Programa “Segundas Intenções On-line”, da Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras.
Na última segunda-feira deste mês (27/07), das 19h às 20h, acontecerá um bate-papo on-line com a premiada escritora Maria Valéria Rezende, que falará sobre sua carreira. O evento será mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, e não necessita de inscrição prévia, sendo transmitido ao vivo, de forma gratuita, no Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Sobre a escritora – Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, na cidade de Santos (SP), onde viveu até os 18 anos de idade. Formada em Língua e Literatura Francesa, em Pedagogia e mestre em Sociologia, dedicou-se, desde os anos 1960, à Educação Popular em diferentes regiões do Brasil e no exterior, passando a trabalhar por todos os continentes. A escritora vive na Paraíba desde 1976.
Às vésperas dos 60 anos de idade, em 2001, começou a publicar literatura com a primeira versão do livro “Vasto Mundo” (Editora Beca), reeditado em nova versão (2015, Alfaguara), traduzido e publicado na França, em 2017 (Editora Anacaona).
Desde 2004, participa do Clube do Conto da Paraíba, que a estimulou a continuar a escrever ficção. Seu romance “O Voo da Guará Vermelha” (Objetiva, 2005) foi publicado em Portugal, França e duas edições na Espanha (espanhol e catalão).
Ganhou um Prêmio Jabuti em 2009, na categoria infantil, com “No Risco do Caracol” (Autêntica, 2008) e em 2013, na categoria juvenil, com o romance “Ouro Dentro da Cabeça” (Autêntica, 2012). Também ganhou o Prêmio Jabuti de melhor romance e livro do ano de ficção com “Quarenta Dias” (Alfaguara, 2014).
Em 2017, seu romance “Outros Cantos”, ganhou o Prêmio Casa de Las Américas, Cuba, o Prêmio São Paulo e o Prêmio Jabuti (3º Lugar). Maria Valéria também participa do Movimento “Mulherio das Letras”.

PUBLICIDADE