PUBLICIDADE

Conforme divulgado na semana passada, a partir do dia 15 de junho, a Prefeitura de Cerquilho, através da Assistência Social, acolheu pessoas em situação de rua do município, em um espaço público, devido às baixas temperaturas desta época do ano.
Há algumas semanas, a equipe da Assistência Social deu início a compra de colchões, roupas de cama, toalhas, materiais e utensílios de uso pessoal, conseguiu a doação de cobertores (AB Colinas) e paletes (Doptex Tietê) e organizou o espaço destinado ao acolhimento dessas pessoas.
Atualmente, em Cerquilho, temos nove pessoas em situação de rua e o acolhimento foi ofertado para todos. Eles entram no período da noite, podem tomar banho, lavar suas roupas, jantar e tomar café da manhã. O local conta ainda com apoio de segurança particular e da Guarda Municipal.
Todas as pessoas em situação de rua são cadastradas e acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, o qual realiza um extenso e importante trabalho durante o ano todo, e não apenas no inverno.
A equipe realiza o acolhimento e o cadastro das pessoas em situação de rua, faz abordagem semanal nos locais onde eles ficam para falar dos serviços oferecidos pelo CREAS, em especial, o Programa de Inclusão Social (leia mais a respeito ao final da matéria). Diariamente, eles podem ir até o prédio do Centro de Referência para lavar suas roupas e tomar café da manhã.
Além disso, eles são atendidos pela equipe técnica do CREAS (psicóloga, assistente social e educadora social), se precisarem, a equipe os ajuda a providenciar documentos (muito chegam à cidade sem documentos pessoais), orienta sobre os benefícios que eles têm direito e faz o cadastro, como por exemplo, do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, mais recentemente, do Auxílio Emergencial.
É realizada ainda a orientação e o encaminhamento dessas pessoas aos serviços de saúde tanto das Unidades Básicas quanto do CAPs – Centro de Atenção Psicossocial.
Pessoas que não são do município, mas passam por aqui, também são atendidas por nossa equipe, que procura fazer contato com o CREAS do município que eles residem e, se for o caso e desejo da pessoa, também é ofertada a passagem.
Projeto Inclusão Social
O Projeto teve início em Maio de 2019 e foi pensado para oferecer todas as possibilidades para que a pessoa em situação de rua vença essa condição e consiga se restabelecer por completo. Essa oportunidade é ofertada a todos, e eles são livres para aceitarem ou não.
A Prefeitura de Cerquilho oferece para essas pessoas um trabalho de limpeza e manutenção durante quatro horas por dia e é pago uma bolsa no valor de meio salário mínimo. Em contrapartida, a pessoa deve alugar um espaço para sair da condição de rua e passar pelo acompanhamento semanal da equipe técnica do CREAS e também do CAPS.
Desde o início deste projeto, 13 pessoas já participaram, saíram da condição de rua, se reestabeleceram e muitas já caminham sem o auxílio da Assistência Social do Município, outros seguem dia a dia trabalhando para alcançar a estabilidade sonhada.
Graças a essa iniciativa, em 2019 não foi necessário o acolhimento, pois vários participaram do Projeto e alugaram uma casa/quarto e os que não quiseram participar tinham familiares na cidade, que os acolheram no período mais frio.

PUBLICIDADE