PUBLICIDADE

Em Porto Feliz, interior de São Paulo, cidade vizinha, desde 05 de abril, começou a ser utilizado pelo Dr. Cássio Prado, Médico e Prefeito do município, o tratamento precoce com o uso da Hidroxicloroquina para os casos suspeitos da Covid-19. Foi mostrado imagens da UTI do município, onde tem 10 leitos vazios. Ele atribui esse sucesso do tratamento dos pacientes, com a introdução precoce do tratamento com a Hidroxicloroquina. E não só ele, como vários médicos da equipe dos Postos de Saúde. A cidade disponibilizou esse medicamento e o médico tem a liberdade de estar prescrevendo ao paciente, que pode tomar ou não. Quando o protocolo foi iniciado, percebeu- se que o agravamento dos casos foi muito menor na UTI, que chegou a ter 8 pacientes internados, após o protocolo, conseguiram dar alta para a maioria e agora a unidade se encontra vazia, sem nenhuma internação. Existem apenas 02 pacientes internados no hospital da cidade que possui 80 leitos.
O tratamento precoce, nos primeiros sintomas, tem dado bons resultados no município. O Dr. Cássio Prado afirma que continuará utilizando esse protocolo, pois quanto a eficiência da medicação, ele diz que diante de dados extremamente positivos, não compreende a dúvida sobre sua eficácia. “Medicamento não é como uma partida de futebol, uns torcendo a favor e outros contra”. Quem resolve isso são os médicos e não a imprensa ou os políticos.
Em Porto Feliz foi decidido utilizar a hidroxicloroquina no protocolo precoce, para não arriscar a vida de seus pacientes. É o protocolo desenvolvido pela Dra. Marina Bucar Barjud, uma médica brasileira atuando na Espanha, onde os resultados estão sendo muito bons. Há centenas de médicos utilizando esse protocolo em nosso país, principalmente os que atuam na área privada, com ótimos resultados. Para o Prefeito, não faz sentido privar os pacientes do SUS desse mesmo tratamento. Disse ainda que, deixará disponível esse medicamento para os médicos, que vão decidir, se receitam ou não.
Sobre os casos do município de Porto Feliz, até o momento foram 37 pacientes internados, com 35 altas, tiveram cerca de 200 casos que receberam esse protocolo e a maioria já está recuperada. Mais de 170 altas já foram dadas a pacientes que passaram pela fase mais grave. Agora só estão respeitando o período de isolamento. Somente 2 óbitos haviam sido registrados, um paciente adulto que levou mais de trinta dias para procurar o atendimento com o caso já agravado e um senhor de 82 anos que tinha câncer e também evoluiu mal. Fica aqui o exemplo de uma ação que vem salvando vidas em nossa região. Parabéns aos profissionais de saúde e ao prefeito de Porto Feliz.

PUBLICIDADE