PUBLICIDADE

Na última sessão da Câmara Municipal de Cesário Lange, os vereadores, Alessandro Donizete Paes Vieira, Marcos Vinicius, Sávio de Jesus Martins , José Mateus Pedro, José Adenilson, Roque Manes e Milton aparecido Martins fizeram um requerimento ao Prefeito Ronaldo Pais de Camargo e a Secretária da Saúde, Sandra Paula Fernandes Joia, para que estudem a possibilidade de incorpoar os protocolos de atendimento precoce, nessa fase de crise gerada pela pandemia da Covid-19, utilizando o exemplo do tratamento do município vizinho de Porto Feliz.
O tratamento conta com orientação da médica brasileira, Dra. Marina Bucar Barjud, que trabalha na linha de frente, ao combate da doença, no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid, na Espanha. O paciente com sintomas leves da covid-19 – tosse, febre, procura o serviço de saúde e lá passa por uma série de avaliações médicas, tomografia, eletrocardiograma e exames de sangue. Após avaliação, o paciente leva um kit de medicamentos – hidroxicloroquina e azitromicina – para fazer o tratamento por sete dias em casa. A prescrição é para reduzir a fase de inflamação, pois fazendo um tratamento precoce com atenção básica, vai evitar que a doença evolua e o paciente precise de internação. Tudo com acompanhamento da equipe de saúde, sempre realizando novos exames. Assim os resultados estão sendo bastante positivos.
O protocolo no tratamento domiciliar foca na fase 1 – que é o início da doença. “A hidroxicloroquina junto a uma série de medidas, reduz o processo de inflamação.” O paciente volta a fazer exames como eletrocardiograma, pois sabemos que há alguns efeitos colaterais, como a cardiopatia. O tratamento na fase inicial da doença tem sido de fundamental importância para a melhora clínica de todos que foram submetidos à medicação. “Nos primeiros dias, o vírus circula no organismo e depende da resposta imunológica da pessoa. Na maioria dos casos, os anticorpos conseguem combater a doença. Mas em outras acontece um hiperinflamação, comprometendo os pulmões”.
O requerimento de número 75/20 foi aprovado com apenas um voto contrário. Nós do Jornal Aliança, entramos em contato com o Prefeito Dinho e o questionamos sobre o tal requerimento, onde os vereadores solicitam a possibilidade da adoção do protocolo usado na cidade de Porto Feliz, o qual faz o uso da hidroxicloroquina. Em resposta O Prefeito disse que não existem registros que comprovam a eficácia desse medicamento, portanto não é algo que ele pretende adotar. Conversamos também com o Dr. Oliver Kubacki Camargo, que nos explicou o protocolo que é realizado aqui em Cesário Lange, que consiste em avaliar, diagnosticar e medicar os pacientes de maneira individual, onde cada um tem um tratamento adequado para o seu estado de saúde. Os medicamentos dentro protocolo hospitalar, são antibióticos, anticoagulantes e corticoides, que de acordo com o médico, está dando os melhores resultados possíveis.
Em relação a Hidroxocloroquina, a cidade possui o medicamento, porém, ainda não foi receitado a nenhum paciente.

PUBLICIDADE