PUBLICIDADE

No sábado (18/04), a Relíquia da Santa Cruz que se encontra na Igreja Matriz irá sobrevoar o céu e abençoar Cesário Lange. A relíquia se trata de fragmentos autênticos da verdadeira Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, a mesma que foi o instrumento da Vitória da Salvação; este presente nos foi dado pelo Papa São João XXIII em 1962 durante a construção da nova IgrejaMatriz. A população poderá participar do ato, saindo em seus quintais para receberem as bênçãos que serão derramadas sobre nossa cidade. Os sinos de todas as igrejas irão tocar saudando à Cruz do Senhor.

DOCUMENTO:
CLEMENTE MICARA, POR MERCÊ DIVINA, BISPO DE VELETTRI, CARDEAL DA SANTA IGREJA ROMANA, VIGÁRIO GERAL DO SANTO PADRE O PAPA, JUÍZ ORDINÁRIO DA CÚRIA ROMANA E DE SEU TERRITÓRIO ETC.
A todos e a cada um que virem o presente documento, damos nossa garantia pública e atestamos para a maior glória do Deus todo-poderoso e veneração de seus Santos, que reconhecemos os fragmentos sagrados do Lenho da Santíssima Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, os quais foram retirados de seus lugares autênticos. Nós os colocamos numa teca prateada, de forma pequena, decorada com cristal, hermeticamente fechada, presa por um cordão vermelho e marcada com nosso selo. Nós vos entregamos com a permissão de guardá-los, retirá-los da Cidade (de Roma) e expô-los à veneração pública dos fiéis. No entanto, prevenimos os fiéis em cujas mãos estas santas relíquias chegarem, agora ou no futuro, que de maneira alguma poderão vendê-las ou trocá-las por outros objetos ou exibi-las com finalidades mercantis.
Em testemunho destas coisas, nós escrevemos o presente documento, assinado por nós ou por nosso excelentíssimo substituto e o marcamos com nosso selo. Subscrito pelo Guardião das Relíquias Sagradas.
De nossa Casa em Roma, 30 de novembro de 1962.
REG. N. 1859
HISTÓRIA
Em 1962, pela Graça de Deus, durante a primeira sessão do Concílio Vaticano II recebemos da mãos de São João XXIII fragmentos da Vera Cruz de Nosso Senhor. O santo se mostrou admirado com a presença de nosso jovem bispo auxiliar Dom José Thurler em meio aos bispos mais velhos do estado de São Paulo (Dom José estava representando Dom Carlos de Aguirre – 1º Bispo de Sorocaba – que já se encontrava com 82 anos de idade.
Indagado, o Papa questionou sua presença e quis saber um pouco mais de onde vinha; Dom José estão diz a São João XXIII que vinha da grande Diocese de Sorocaba, cujos limites iam do Vale do Ribeira até a divisa com a Diocese de Botucatu (onde se encontra Cesário Lange), aproveitando o ensejo, o Bispo diz também que a cidade da divisa fora emancipada recentemente e os fiéis daquela freguesia estavam erguendo uma nova igreja matriz, tão grande quanto a catedral do bispado. O Papa, demonstrou admiração pelo fato de uma pequena “vilazinha” na divisa diocesana estar construindo uma igreja tão grande quanto a catedral. Questionado sobre qual seria o santo padroeiro daquela região, Dom José responde afirmando se tratar da Paróquia de Santa Cruz, cuja nova matriz estava sendo inspirada na Basílica de Santa Cruz de Jerusalém em Roma em formato de cruz latina.
Ao final da reunião, São João XXIII delega ao Cardeal Clemente Micara, – vigário da Diocese de Roma – que fosse até a Basílica de Santa Cruz e presenteasse nossa paróquia com uma pequena relíquia do Sagrado Madeiro – o mesmo encontrado por Santa Helena em 326 durante as escavações do Monte Calvário – como um “mimo” de Sua Santidade àquela pequenina cidade de grande fé.
No próximo sábado (18/04), às 09h00 estaremos sobrevoando pela primeira vez os céus de nossa cidade com a Sagrada Relíquia, abençoando a todos pelo fim da pandemia.

PUBLICIDADE