PUBLICIDADE

A semana santa é uma semana sagrada pois nela é celebrada o período entre a morte e a ressurreição de Cristo. Este ano do dia 5 ao dia 11 de abril, o Domingo de Ramos abre a semana com o significado da entrada de Jesus em Jerusalém e sua vitória em meio a tantos conflitos. Seguido pela Segunda-feira Santa, que é seis dias antes da Páscoa, onde Jesus anuncia que sua hora havia chegado. Na Terça-feira Santa, passa pela última ceia, Jesus anuncia a traição de Judas e as fraquezas de Pedro e insiste “Agora é glorificado o filho do homem e Deus é glorificado nele”. Quarta-feira Santa, dia em que geralmente as Paróquias fazem a “Procissão do Encontro” onde os homens saem, de uma igreja ou local determinado, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e à penitência. Na Quinta-feira Santa são realizadas várias cerimônias litúrgicas como a “Bênção dos Santos Óleos” que são usados durante todo o ano pelas Par´óquias. Os óleos abençoados nesta celebração são o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos, essa celebração é um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.
Outra celebração é a “Lava-Pés”, onde se recorda a Última Ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, demonstrava seu amor por cada um e mostrava a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia.
O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus. Ainda na Quinta-feira-Santa outra celebração é a “Instituição da Eucaristia” Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.
A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “Ação de Graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.
E por fim, ainda na Quinta-feira Santa tem a “Instituição do sacerdócio” é celebrada a Santa Missa e então, a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, num dia como hoje, véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é meu corpo”. Ele quis, assim como fez na última ceia, que Seus discípulos se reunissem e se recordassem dele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia.
Na Sexta-feira Santa, que é um feriado conhecido por todos, apresenta a Paixão de Cristo na tarde onde houve a morte de Jesus no calvário. Ato que foi feito para a salvar a todos nós.
Na Sexta-feira Santa é lembrada por todos como o dia em que Jesus Cristo foi condenado, crucificado e morreu pelos nossos pecados. Nessa tarde onde houve a morte de Jesus no calvário, ele foi traído e preso, foi julgado pelos líderes religiosos judeus e condenado por blasfêmia. Foi muito mais que a morte injusta de um homem inocente. Se ele quisesse, Jesus poderia ter escapado de seus inimigos, mas ele se ofereceu para morrer na cruz. Sua morte tinha um propósito.
Também tem a Via- Sacra que Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós. Em muitas Paróquias e comunidades, são realizadas a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis.
Sábado de Aleluia: É o Sábado da Semana Santa, um dia após a morte de Cristo. Durante o Sábado Santo é celebrada a Vigília Pascal, ocasião em que os fiéis cristãos se reúnem em constantes orações durante toda a madrugada que antecede o Domingo de Páscoa.
Este ano, aqui em Cesário Lange, não serão realizadas as celebrações como de costume, devido ao isolamento e a proteção a saúde dos fiéis conforme Decreto Diocesano, mas como é uma semana muito importante para todos, serão transmitidas as celebrações pelo Facebook, no perfil da Paróquia Santa Cruz – Cesário Lange. Segue a programação da Semana Santa:
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor: Missa e Bênção de Ramos às 10h00.
Segunda-feira Santa: Missa Especial no Tempo de Pandemia às 19h30.
Terça-feira Santa: Via Sacra às 19h30.
Quinta-feira Santa: Missa Solene da Ceia do Senhor às 19h30.
Sexta-feira Santa: Ação Litúrgica da Paixão do Senhor às 15h00.
Sábado de Aleluia: Missa Solene Vigília Pascal na Noite Santa às 19h30.
Domingo de Páscoa: Missa Solene do Dia de Páscoa às 10h00.

PUBLICIDADE