PUBLICIDADE

O trabalho de combate à dengue continua em Boituva. A Prefeitura tem realizado as visitas através do setor de controle de vetores aos imóveis para remover os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre janeiro e março, mais de 9 mil imóveis foram visitados. O município tem 40 casos confirmados da doença.
Os agentes de vigilância ambiental do departamento de Vigilância Sanitária continuam com as visitas às casas em busca de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença. Neste momento de pandemia, desde o dia 23 de março, os agentes estão fazendo orientação aos moradores, sem entrar nas residências por questões de segurança. Caso seja necessária a entrada, os agentes usam equipamentos de proteção.
A Prefeitura informa que os agentes trabalham uniformizados e usam crachás de identificação. Em caso de dúvidas o munícipe pode ligar no telefone da Vigilância Sanitária (15) 32635824 ou na Guarda Civil Municipal, 153. Vale lembrar que o trabalho de combater a dengue é de todos nós.
Algumas dicas podem ser preciosas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, confira:
Não deixe acumular água – A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.
Coloque areia nos vasos das plantas – Em vez de usar água para as plantas, use areia nos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem ser um ponto de depósito dos ovos do mosquito da dengue.
Faça furos nos pneus velhos ou procure a forma correta de descarte em borracharias próximas de sua casa – Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.
Cuidado com a caixa d’água – A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que acumulam água.
Remova folhas e galhos das calhas – Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc) impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.
Doença grave
A dengue é uma doença febril grave. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.
O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

PUBLICIDADE