PUBLICIDADE

Estou escrevendo esta mensagem desde o Uruguai, onde estou a trabalho.
Cada vez que tenho a oportunidade de trabalhar nos países da América Latina, fico impressionado ao constatar a admiração que os povos desta nossa região têm demonstrado ultimamente pelo Brasil e a dimensão de nosso país frente a nossos irmãos latino-americanos.
O Brasil representa mais de 40% da economia da América Latina, incluindo o México. A economia da Argentina é equivalente ao interior do Estado de São Paulo, a do Chile equivalente ao município de São Paulo e o Uruguai tem o mesmo tamanho econômico que o bairro de Santo Amaro em São Paulo.
Nem sempre temos noção dessa dimensão econômica do Brasil em termos de PIB nominal o que nos faz um mercado impressionantemente grande e com oportunidades ainda maiores.
Com uma população um pouco maior que cinco milhões de pessoas, o Uruguai, por exemplo, tem uma população menor que a cidade do Rio de Janeiro e menos da metade da população da cidade de São Paulo.
O Chile, com 16 milhões de habitantes, tem a mesma população da Região Centro-Oeste do Brasil com os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Se tomarmos o PIB em termos de Poder de Paridade de Compra Per Capita, o Brasil tem um PIB/PPC/PP de USD290, 518, contra USD190,240 da Argentina, USD240, 170 do Chile e 210,387 do Uruguai, sendo os maiores da América do Sul.
As demonstrações de apreço que o Presidente do Brasil recebeu do povo uruguaio durante a posse do novo presidente Lavalle foram apenas um símbolo das muitas demonstrações que tenho experimentado como brasileiro no relacionamento com empresários e executivos latino-americanos.
Há, portanto, enormes oportunidades para as empresas e empreendedores brasileiros na América Latina e nem sempre temos olhado para esta região com a atenção e importância que ela merece.
É hora, portanto, de lembrar que somos latino-americanos e nos aproximar mais desta região.
Pense nisso. Sucesso!
Você e sua empresa já pensaram em aprender espanhol e propiciar que seus colaboradores aprendam esse importante idioma, essencial para nosso relacionamento com a América Latina e mesmo com o restante do mundo, pois o espanhol vem se colocando com a segunda língua comercial do mundo ocidental?
Você já pensou nas oportunidades que sua empresa pode ter nos países do Mercosul?
Peru, Argentina, Uruguai, Colômbia, são mercados ávidos por produtos e serviços brasileiros. Você tem consciência dessa realidade?

PUBLICIDADE