PUBLICIDADE

Todos os anos estamos às voltas com epidemias e surtos de gripe vindas de todos os cantos da terra. E com a facilidade de deslocamento nenhum país está livre do contágio e nenhuma pessoa pode se considerar inatingível.
Pouco podemos fazer como indivíduos, a não ser tomar as precauções que nos são indicadas pelas autoridades sanitárias, que devemos sempre acreditar e levar a sério.
Em todos os casos, sem exceção, a maior de todas as recomendações é higienizar as mãos, ou seja lavar as mãos de forma correta – um hábito simples e dos mais eficazes contra qualquer doença, segundo os mais renomados cientistas da área da saúde.
Usamos as mãos praticamente para tudo que fazemos e a pele é um reservatório de diversos microorganismos. Por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas), esses microrganismos podem se transferir de uma superfície para outra. As mãos são um veículo eficiente para a transmissão de infecções e bactérias, afirma o site do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.
Lavar bem as mãos ou usar álcool gel quase sempre têm a mesma eficácia.
Em nosso dia a dia, há várias situações em que a higienização de mãos é obrigatória: antes, durante e depois do preparo de qualquer alimento; antes de tocar em qualquer coisa que vá à boca; antes e depois de pegar numa pessoa doente; depois de coçar ou assoar o nariz; antes e depois das refeições; antes e depois de tratar algum machucado ou ferimento; depois de tocar, alimentar ou limpar um animal; depois de manipular a comida ou objetos de seu gato ou cachorro e depois de tocar no lixo, isso sem falar, é claro, após ir ao banheiro.
Lavar bem as mãos é tão importante que os cientistas afirmam que mais da metade das infecções hospitalares seriam evitadas se esse hábito fosse seriamente obedecido.
Assim, é urgente que as famílias, as escolas em todos os níveis, as empresas e organizações em geral façam uma grande campanha de educação para a higiene, conscientizando e mesmo obrigando seus familiares, alunos e colaboradores a reaprender hábitos de higiene, principalmente, o de lavar bem as mãos em todas as circunstâncias recomendadas.
Só assim estaremos, de fato, combatendo epidemias atuais ou futuras e teremos um país mais saudável.
Lave as mãos!
Pense nisso. Sucesso!

PUBLICIDADE