PUBLICIDADE

Informamos que foi confirmado um caso de Febre Hemorrágica por Arenavírus no Estado de São Paulo, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, as FEBRES HEMORRÁGICAS VIRAIS (FHV), é um grupo de doenças infecciosas com sintomas semelhantes em humanos, os vírus afetam o sistema vascular e podem produzir uma doença multissitêmica grave em alguns pacientes.
A FHV associada à Arenavírus são doenças zoonóticas (causadas por parasitas de animais) com humanos agindo como hospedeiros acidentais e pode desenvolver a doença de forma leve a grave ou mesmo fatal. TRANSMISSÃO: A doença é contraída principalmente por meio de inalação de aerossóis, formados a partir da urina, fezes e saliva de roedores infectados e por isso, os trabalhadores de atividades agrícolas possam ser expostos ao vírus em aerossol das máquinas de colheita. A contaminação de pessoa a pessoa pode ocorrer quando há contado direto e prolongado sem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual com sangue, urina, fezes, saliva, vômito, sêmen e outras secreções ou excreções de pessoas contaminadas. O período de incubação é geralmente de 06 a 14 dias, podendo variar de 05 a 21 dias.
SINAIS E SINTOMAS: – Febre; – Mal-estar; – Dores musculares; – Dor epigástrica; – Dor ao redor dos olhos; – Tonturas; – Sensibilidade a luz; – Constipação.
COMPLICAÇÕES: – Prostração extrema; – Dor abdominal; – Vermelhidão nos olhos, face e tronco; – Hipotensão ortostática; – Hemorragia petequial; – Hematuria (presença de sangue na urina); – Convulsões e encefalite. A doença pode evoluir com manifestações neurológicas e grave comprometimento hepático. Para acompanhar o caso, foi implantado um monitoramento dos profissionais da saúde que tiveram contato direto com o caso confirmado e também dos familiares que estiveram expostos às mesmas condições. Estamos atentos às recomendações.

PUBLICIDADE