PUBLICIDADE

O já tradicional Reisado de Laranjal Paulista tem 35 anos de história, essa manifestação folclórica que festeja os Santos Reis. É feito, sempre entre o Natal e o Dia de Reis e seus participantes acreditam serem os continuadores dos Reis Magos que vieram do Oriente para visitar o Menino Jesus, em Belém. O Grupo tem uma função religiosa, devocional. É um rancho alegre que sai tocando, cantando louvações e saudando a todos, levando mensagens de paz e esperança para o ano novo que se inicia.
Em Laranjal Paulista, o grupo sai às ruas e apresenta-se da seguinte maneira: na frente aparecem os mascarados (espias do Rei Herodes) tornando-se depois aos guardiões do Menino Jesus. Em seguida vão os Três Reis Magos. Depois o estandarte com a figura dos Santos Reis, a Estrela de Belém que guiou os Reis Magos até o Menino Jesus e a Lapinha (caixa simbólica de esmolas). Em seguida vão os acompanhantes. Vestem-se de branco e levam nas mãos adereços cheios de fitas coloridas. Os espelhos usados no enfeire de cabeça servem de retorno para os maus olhados. No percurso cantam várias músicas de Reisado.
O Grupo é formado pelos membros do Clube Terceira Idade e tem aproximadamente 50 pessoas, sendo coordenado por Vilma Zanetti. A celebração tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, da Guarda Municipal e da Prefeitura de Laranjal Paulista.
Toda a população foi convidada! A saída aconteceu em frente da Terceira Idade. No endereço Rua Nicolau Jacob, 185, Centro.

PUBLICIDADE