PUBLICIDADE

Cada município tem um prazo final para a revisão biométrica. Após esse prazo, o eleitor que não comparecer tem o título cancelado. Porém, em todo o Brasil, os eleitores podem procurar o cartório eleitoral até 6 de maio de 2020 para regularizar a situação.
O prazo para o cadastramento biométrico dos eleitores de Cesário Lange foi estendido. Os interessados deverão comparecer somente até 19 de dezembro, ao Cartório Eleitoral que fica na rua do comercio, n° 691, de segunda à sexta-feira dás 12h00 as 17h00.
É necessário levar o RG original, comprovante de endereço e título de eleitor (se tiver). Vale lembrar mais uma vez que quem não fizer a biometria terá seu título de eleitor cancelado, acarretando pendencias no CPF e perda de benefícios.
Das 15,5 milhões de pessoas que precisam registrar a biometria, mais da metade (56,6%) mora em cidades onde a revisão biométrica ainda está em andamento ou se encerrou recentemente. Porém, essas 8,8 milhões pessoas ainda não foram ao cartório eleitoral.
As demais (6,7 milhões, o equivalente a 43,4%) já tiveram o título eleitoral cancelado por não comparecer à revisão biométrica nas cidades onde o processo já foi encerrado há mais tempo e a biometria também é obrigatória.
Cada cidade tem um prazo final para a revisão biométrica. Quando o eleitor não comparece ao cartório eleitoral dentro do prazo, o título é cancelado. É possível regularizar essa situação, porém, ao procurar um cartório eleitoral até 6 de maio de 2020, quando se encerra o cadastro eleitoral para as próximas eleições.
Apenas em 2022 a biometria deverá ser obrigatória em todo o Brasil. Os eleitores que votam nas eleições presidenciais no exterior não devem registrar a biometria.
A biometria usa as impressões digitais para identificar o cidadão. O objetivo é ter mais segurança e evitar fraudes. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.
A coleta das digitais dura poucos segundos. Além disso, é tirada uma fotografia e cadastrada a assinatura digitalizada. Para fazer o cadastro, basta levar documento oficial de identificação e comprovante de residência atualizado. Para o primeiro alistamento, homens devem comprovar também a regularidade com o serviço militar.
O que acontece se seu título for cancelado?
Não poderá votar.
Não poderá solicitar passaporte, carteira de identidade ou qualquer outro documento que necessite da certidão de quitação eleitoral
Não poderá se inscrever em concursos públicos ou tomar posse em cargo ou função pública
Não poderá receber salário ou qualquer outra remuneração de emprego ou função pública
Não poderá participar de concorrência pública ou administrativa em qualquer autarquia da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal
Não poderá pedir empréstimos em banco ou estabelecimento de crédito mantido pelo governo
Não poderá renovar ou fazer matrícula em estabelecimentos de ensino público

 

PUBLICIDADE