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Black Friday quer dizer “sexta-feira negra” e se trata de um dia inteiro de descontos generosos organizados pelo varejo. Este ano, a Black Friday será no dia 29 de novembro.
Não é difícil encontrar alguém que espera a famosa Black Friday para fazer suas compras, mas para a compra ser realmente vantajosa é necessário que os consumidores fiquem atentos e tomem alguns cuidados.
A meta do Procon Boituva é equilibrar esta relação consumerista e orientar de forma segura, tendo seus direitos resguardados e protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor.
Recomenda-se que o primeiro passo seja o consumidor montar uma lista dos produtos ou serviços que pretende comprar nesta Black Friday, o segundo passo é estipular um limite de gastos, evitando assim gastar mais do que o previsto, o terceiro passo é realizar uma comparação de preços através de aplicativos e sites.
É importante observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa; o consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta na página oficinal da loja; os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendido a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e números das parcelas; qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores; nas compras feitas pela internet, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas pela internet, o consumidor tem 7 dias para cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto), a mesma regra não vale para lojas físicas. Neste caso, o lojista não é obrigado a trocar se não houver defeito. A menos que ele se comprometa com a troca de alguma forma e houver comprovação.
Lembrando que o consumidor não é obrigado a adquirir nenhum outro serviço junto com o produto que está comprando. O vendedor oferece diversos serviços, mas o consumidor só deve contratar se realmente achar necessário, não podendo ser induzido a uma compra condicionada.
A principal regra para comprar na Black Friday é planejamento, a compra não deve ser feita por impulso e todas as informações da oferta e da loja devem ser checadas com atenção. O objetivo é saber se no dia da promoção o preço realmente baixou.

 

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