PUBLICIDADE

A Prefeitura de Boituva por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou a coleta dos 50 (cinquenta) coletores de pilhas, baterias e celulares distribuídos pelo município, foi totalizado 242 quilos coletados. Essa coleta é realizada trimestralmente e todo esse material é encaminhado para uma cooperativa licenciada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), localizada no município de Sorocaba, que faz a reciclagem desse resíduo tóxico para a natureza e para o ser humano.
Baterias, pilhas e celulares contêm elementos químicos pesados, como níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, e quando descartados de maneira inadequada, contaminam o solo, os aquíferos, os rios e lagos, os alimentos e os animais. O ser humano não metaboliza essas substâncias, o que pode causar graves danos ao sistema nervoso e até câncer. Por isso descartar corretamente esses materiais é muito importante para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida.
Os coletores de pilhas, baterias e celulares podem ser encontrados nas farmácias, bares, lojas de consertos de aparelho de celular, etc.
Para que a coleta desses materiais, tão prejudiciais para a saúde e para meio ambiente, continue sendo um sucesso, é necessário que a população continue colaborando, descartando de maneira adequada seus resíduos.

PUBLICIDADE