PUBLICIDADE

Conheço pessoas e empresas travadas pelo medo. Travar significa “frear”, não andar, não agir. Tanto é que, em Portugal, os freios de um automóvel são chamados de “travões”, exatamente porque travam as rodas de um veículo – “Apertar o travão contra as rodas do veículo” é como se diz em Portugal.
E, nos seres humanos e, portanto, nas empresas – que são geridas por seres humanos – o que mais trava é o medo.
O medo de errar, leva ao medo de agir, de tentar de experimentar. O medo do fracasso leva à inércia. Esse é um dos principais problemas que vejo nas pessoas e empresas.
Como as pessoas não têm coragem de expor seu desconhecimento e sua insegurança em fazer alguma coisa nova, porque não têm coragem de perguntar e se expor, não aceitam desafios, não enfrentam o novo e preferem ficar à margem da inovação e do desenvolvimento.
O medo de perguntar leva à ignorância e ao fracasso. Pessoas que não perguntam, que não têm coragem de expor suas dúvidas não crescem, nem pessoal, nem profissionalmente, não são promovidas, não são tidas como confiáveis e comprometidas.
O medo também trava empresas e pessoas que têm medo da concorrência. Elas passam boa parte do tempo monitorando a concorrência em vez de agir, de inovar, de criar, de buscar soluções próprias, sair para o mercado, conversar com clientes e fornecedores para encontrar um caminho novo para seus desafios.
Da mesma forma, vejo colaboradores travados pelo medo de tomar iniciativa, de tomar a dianteira, de agir proativamente como se fossem donos do negócio. Ficam esperando que as chefias mandem fazer e assim são vistas como pouco engajadas. Muitas vezes o que lhes falta é coragem para agir.
E, coragem, não é ausência de medo. Coragem é a disposição para enfrentar o medo. Ter medo, receio de errar, medo de decepcionar é absolutamente normal e desejável. O erro está em ficar travado pelo medo e não acreditar, não agir, não enfrentar, não se desafiar, não vencer o medo e correr riscos.
Pense se você não é uma pessoa travada pelo medo. Faça uma lista de seus maiores medos e tenha a coragem de enfrenta-los.
Pense nisso. Sucesso!

 

PUBLICIDADE