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Novembro azul, uma campanha que busca a conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember serve para alertar aos homens da importância do diagnóstico precoce.
Ela surgiu em 2003, na Austrália, quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer numa época onde não se usava mais esse “estilo”, pra chamar atenção para a saúde masculina.
No inicio um grupo de 30 homens aceitaram esse desafio e então acabou surgindo a Movember Foundation, uma organização filantrópica que busca arrecadação de fundos para pesquisa e auxilio no tratamento de câncer de próstata e outras doenças que os homens enfrentam.
Com o passar dos anos a campanha foi ganhando cada vez mais seguidores, até se tornar mundial. Hoje a campanha vigora em mais de 20 países.
O Movember veio da junção da palavra inglesa moustache (bigode) com november. Atualmente, há também quem se refira à campanha como No Shave November (Novembro Sem Barbear, em tradução livre).
Vale lembrar, também, que o mês foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro.
Durante esse mês, os homens são encorajados a deixar o bigode crescer e as mulheres a participar da campanha vestindo a cor azul, escolhida para representar a ação. Por isso o nome “Novembro Azul” no Brasil.
Aqui, a campanha foi trazida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Entre as ações promovidas durante o mês, há a oferta de exames de próstata gratuitos ou com desconto, além da promoção de ações que levam informação às pessoas e profissionais.
As iniciativas carregam sempre os símbolos do Movember: o bigode e a cor azul, reforçando a importância da campanha.
É comum, também, ver prédios e monumentos serem iluminados com a cor azul em novembro, semelhante ao que acontece em outubro com a campanha Outubro Rosa.
Os objetivos desse movimento além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque. Este, que envolve a palpação da próstata pelo reto (porção final do intestino grosso), é alvo de muitas piadas entre os homens.
Por conta dos estereótipos da sociedade, muitos pensam que jamais deveriam ser “tocados” e muito menos penetrados, mesmo que por um bom motivo.
Assim, a campanha do Novembro Azul vem justamente para quebrar esse preconceito e mostrar que compartilhar informações e levantar o tema são medidas necessárias.
Desde o início, em 2003, foram arrecadados mais de 580 milhões de dólares, usados para financiar mais de 770 projetos e pesquisas na área da saúde masculina.

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