PUBLICIDADE

O primeiro aniversário do Fórum de Cesário Lange trouxe uma comemoração a esse período de trabalho e dedicação ao município.
Para marcar a data realizamos uma entrevista com o juiz, o Dr. João Guilherme Ponzoni Marcondes, onde ele faz um balanço sobre o primeiro ano de trabalho do fórum. “O balanço é extremamente positivo porque além de termos conseguido estruturar todo o fórum, seja com materiais, seja com recursos humanos, hoje temos toda equipe em harmonia trabalhando com eficiência. Eu acredito também que a sociedade já conhece os trabalhos do fórum, a advocacia também já sabe como trabalhar conosco e nós temos tido muita eficiência nos nossos processos”.
A média dos processos desse período que estão em andamento hoje são 580 processos cíveis, 538 processos da área criminal e 23 na área da infância. O que totaliza 1141 processos em andamento. Mas já estão extintos 438 processos cíveis 362 processos criminais e 19 processos da infância, que totaliza 819 processos que já foram finalizados.
As demandas mais solicitadas são na área de família que tem muitos divórcios, pedidos de guarda e alimentos. Na área da fazenda pública tem muitas execuções fiscais, processos em que o município, no geral, está cobrando impostos. Tem também muitos pedidos de medicamentos nessa área da fazenda e na área criminal a maioria dos processos ou é de tráfico de drogas ou violência doméstica e familiar contra mulher.
Atualmente a nossa Comarca não atende outros municípios, somente atende a cidade de Cesário Lange e não há nenhum projeto pra que abranja outras cidades.
Os serviços da justiça que estão disponíveis para os cidadãos são: Processos contenciosos para pessoas que litigam umas com as outras, e também o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) onde as pessoas podem vir e fazer acordos, também atuam na área técnica social e psicossocial, atendendo os processos, ajudando a produzir documentos técnicos, porém, ainda não contam com um corpo próprio. São profissionais da comarca de Itapetininga que auxiliam nesse campo.
A justiça eleitoral de Cesário Lange está vinculada a de Cerquilho, que é uma justiça separada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Nesse momento a Juíz resposável que abrange essa zona eleitoral é o próprio Dr. João Guilherme. Há uma divisão por comarcas e na justiça eleitoral, uma divisão por zonas, a zona eleitoral 355 abrange Cerquilho, Cesário Lange e agora também o município de Quadra.
Uma tendência da justiça eleitoral e concentrar algumas cidades em zonas eleitorais. Ouve um crescimento na nossa zona eleitoral que agora encampou também a cidade de Quadra.
Em relação aos números de cadastramentos biométricos, já conseguimos atingir em Cerquilho, em Quadra e em Cesário Lange ótimos índices. Na zona eleitoral já tem 84% do cadastramento biométrico na cidade de Cerquilho, 86,61% em Quadra 80,40% e em Cesário Lange 79,45%. Então já estamos chegando na meta de 80%.
Dr. João Guilherme finaliza com suas considerações sobre esse primeiro ano de trabalho em nossa comarca: “Estou muito satisfeito, quero que a comarca cresça, pois, contamos ainda com apenas seis pessoas, temos uma servidora e uma conciliadora. Na administração duas pessoas e no meu gabinete uma servidora, além de alguns estagiários. Eu pretendo que a nossa equipe seja maior, porém, com essa equipe nós já somos uma das comarcas mais eficientes no estado de São Paulo e uma prova disso é que o número de processos extintos estão quase nivelados com os que estão em andamento”, finaliza.

PUBLICIDADE