PUBLICIDADE

Com a proximidade do Dia de Finados, celebrado no dia 02 de novembro, a Administração Municipal tem se empenhado em preparar o Cemitério Municipal para receber os visitantes, que anualmente comparecem para prestar homenagens aos familiares falecidos.
Durante as últimas semanas o cemitério da cidade acelerou o trabalho de limpeza e estruturação. Tradicionalmente os familiares trabalham nas melhorias antes da data para a realização de ajustes, reformas e limpeza dos túmulos.
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e do qual ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Programação dia 02/11
Às 08h00 na igreja Matriz, Santa Missa Solene; após a Missa seguirão em procissão até o Campo Santo Paroquial localizado no “Cemitério da Saudade” onde será dada a Bênção Final.
Durante o cortejo, o maior sino da Matriz que é dedicado à Nossa Senhora e ao Santíssimo Sacramento soará a cada 7 segundos, marcando o toque fúnebre na Memória dos Mortos.
Às 19h30 na igreja Matriz, Santa Missa Solene.
Lembramos que é dia Santo de Guarda, e é conferida INDULGÊNCIA PLENÁRIA a quem devotamente visitar o Cemitério. Para ganhar a indulgência é necessário: Confissão Sacramental; Comunhão Eucarística; Rezar pelas intenções do Papa;
Visitar o Cemitério e rezar pelas almas dos fieis que padecem no Purgatório.
Rezemos neste dia com muito carinho por aqueles que nos precederam na fé, para que o Senhor os dê o descanso e a luz eterna.

 

PUBLICIDADE