PUBLICIDADE

Golpistas conseguem informações privilegiadas e dados pessoais de suas vítimas e usam isto para aplicar o golpe do agendamento do FGTS. Recebem, por exemplo, a informação de que uma empresa demitiu muitos funcionários, e identificam uma vítima em potencial, com mais tempo de casa e, supostamente, um valor de fundo de garantia mais alto. Como o golpe é aplicado? Definido o alvo, um golpista liga para a vítima e finge ser funcionário da Caixa Econômica Federal. Com a promessa de evitar filas e agilizar o processo, ele tenta agendar dia e horário para o saque do FGTS. Cita algumas informações pessoais e até o valor aproximado a ser retirado, para que a proposta pareça verdadeira.
Mas é tudo um golpe, uma armadilha para aplicar o crime conhecido como “saidinha de banco”. Se o criminoso souber o dia, horário e agência escolhida por sua vítima, será muito mais simples aplicar o golpe.
Como evitar cair em golpes do tipo
O mais importante para não cair neste golpe é saber que a Caixa não liga para seus clientes para agendar o saque do FGTS.
Cerca de 96 milhões de pessoas têm direito ao saque de até R$ 500 de cada conta do FGTS, o que certamente deve aumentar a circulação nos bancos e chamar a atenção dos golpistas.
Listamos sete dicas para você se prevenir neste momento:
Em vez de sacar o valor em dinheiro, prefira transferi-lo para sua conta bancária, ainda que precise pagar uma taxa pelos serviços de DOC ou TED.
Evite ir ao banco sozinho. Esta regra, aliás, se aplica em quaisquer circunstâncias, principalmente se você for aposentado, um dos alvos mais frequentes dos golpistas.
Não aceite ajuda de estranhos. Se precisar de alguma coisa, procure por um funcionário do banco.
O saque do FGTS pode ser feito em qualquer agência da Caixa. Então, se for realizar o saque em dinheiro, prefira uma agência que não esteja em sua região.
Se for levar o dinheiro, separe-o em lugares diferentes: bolsas, carteiras, bolsos etc.
Ao sair da agência, certifique-se de que não está sendo seguido. Se não estiver seguro, não hesite em voltar para o banco e falar com o gerente sobre sua suspeita.
E, principalmente, se for abordado por criminosos, nunca reaja. Eles, normalmente, estão armados, e sua vida é o mais importante.

PUBLICIDADE