PUBLICIDADE

No dia 06 de Agosto a Secretaria Municipal da Saúde com a parceria da Beneficência Hospitalar de Cesário Lange, representada pelo Coordenador Técnico de Saúde, Thiago R. Manttuane, e o Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, representada pela senhora Elisabete Aparecida de Morais, Assistente Social, iniciaram a II Formação de Cuidadores de Idosos do Município.

Após o século XX a vida das pessoas vem se prolongando cada vez mais, isso é resultado da eficácia da tecnologia, da qualidade de vida, do desenvolvimento social e implementação de politicas públicas sociais e de saúde voltadas para a pessoa idosa.
Estudos apontam que em 2050 a população idosa será quase que proporcional às demais, teremos mais pessoas idosas do que adolescente de 13 a 15 anos, a cada 05 pessoas 03 serão idosas.

Diante o aumento da longevidade e a demanda do nosso município necessitamos em última instância capacitar pessoas para o processo de cuidar das pessoas idosas, com qualidade e responsabilidade social. A família, a sociedade, a comunidade e o poder público, são agentes muito importantes na vida do idoso, porém a família é essencial, pois é ela que enfrenta o dia a dia, sendo ela a referência dessa pessoa.

Os alunos que estão sendo capacitados poderão utilizar todo o aprendizado colocando em prática para si mesmo, seus familiares e em busca de melhores condições de trabalho, pois o mercado vem cada vez mais oferecendo preferência para pessoas com experiência na área, pois todos nós envelhecemos, porque envelhecer faz parte natural da vida do ser humano.

Nossa metodologia de ensino tem por intermédio a práxis, a qual é a teoria envolvida com a prática, com a premissa de que uma não sobrevive sem a outra, voltada para as relações sociais e as reflexões políticas, econômicas e morais. Desta forma, pleiteamos ao decorrer do curso uma aprendizagem fortalecida para o processo de cuidar da pessoa idosa, de forma integral, longitudinal e com humanização às pessoas idosas.

Nosso município possui uma grande população idosa e a demanda pelos serviços de saúde e assistência social é bastante requisitada, sendo assim o social e a saúde necessitam caminhar em linhas lineares na garantia dos direitos da pessoa idosa.

Portanto, pensar em práticas que visem a melhoria da qualidade de vida da população, bem como a capacitação da comunidade através da Educação Popular em Saúde, é também pensar em práticas sustentáveis combinadas com um envelhecimento saudável.
Desta forma, estamos trazendo esta oportunidade de aprendizagem gratuita para mais de 35 alunos, onde a interação e troca de experiências está sendo de extrema importância para que todos entendam a essência e a dimensão desse trabalho.

O curso contará dez encontros, onde serão oito aulas teóricas e duas aulas práticas. Os temas abordados envolve direitos, violência, cidadania, cuidados com saúde, prevenção de doenças, primeiros socorros, biossegurança, ergonomia e procedimentos básicos em saúde das necessidades humanas básicas.

PUBLICIDADE