PUBLICIDADE

O Departamento de Vigilância Epidemiológica, confirmaram nesta terça-feira (27) de agosto, o primeiro caso de sarampo no município de Cesário Lange. O caso confirmado é de uma mulher de 34 anos, vacinada com apenas 1 dose da vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola) moradora da cidade, que já está se encontra recuperada da doença e não precisou de internação hospitalar.
A Vigilância informou também que já realizou ações de bloqueio vacinal dos contatos domiciliares e do trabalho, num total de 11 pessoas.
A Secretaria de Saúde enfatiza a importância de manter a caderneta de vacina atualizada, o Ministério da Saúde estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal da Tríplice viral. Em 2018 Cesário Lange atingiu 90,87%. A falta de vacinação é a principal causa do retorno dos casos de sarampo, por isso a vacina é imprescindível para manter a saúde da população em dia. A vacina Tríplice Viral tem uma eficácia entre 85% e 95%.
As Unidades Básicas de Saúde do Centro e Jardim Alvorada funcionam das 07h00 às 17h00 e as Unidades Básicas de Saúde do Bairro Torninos e Fazenda Velha das 07h00 às 16h00. Procure uma unidade mais próxima e vacine-se.
Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.

PUBLICIDADE