PUBLICIDADE

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla teve inicio nesta quarta-feira (21) e vai até a próxima semana, quarta-feira (28).
Ocorrem todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Com base no tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes. Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.
A Federação Nacional das Apaes convoca todas as Apaes e entidades filiadas a realizem ações de incentivo em seus municípios e estados, convidando toda a sociedade a participarem dessa grande mobilização.
O tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2019), “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” integrará novamente a programação, como elemento-chave na inspiração das ações desse evento de destaque na Rede Apae. Trata-se de um assunto que não se esgota em um determinado tempo, pois ainda não avançamos nas propostas e estratégias necessárias para a concretização das ideias centrais trazidas pela referida temática.
Não fora as famílias e as pessoas com deficiência, quem melhor estaria enfrentando a sociedade em suas diferentes contradições, a fim de garantir que as pessoas com deficiência tivessem as mesmas oportunidades que as pessoas sem deficiência? Evidentemente, as famílias, com parte integrante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), como parceiros, se juntam a profissionais, e outras entidades especializadas e congêneres, para aprimorar a cada ano, o exercício de seu protagonismo. O decorrer da trajetória da Rede Apae depende de cada momento histórico, vivenciado nos diferentes territórios, do contexto cultural, social, econômico e político, podendo avançar, estagnar ou retroceder em relação a sua própria atuação, como também na construção das Políticas Públicas destinadas à pessoa com deficiência.
Confira as atividades:
Quarta 21/08 – Aconteceu a divulgação da semana da Pessoa com Deficiência no Comercio e Comunidade
Quinta 22//08 – Ocorreu a visita a Apae de Boituva – Turmas da Arlete e Fátima
Sexta 23/08 – Receberam a APAE de Pereiras – 09:00 as 11:00
Segunda 26/08 – Gincana na APAE Período Manhã X Período Tarde
Terça 27/08 – Castelinho Hotel Fazenda das 10:00 as 15:00 (todos os alunos)
Quarta 28/08 – Palestra para as famílias 15:00 Tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.

PUBLICIDADE