PUBLICIDADE

Prospecções de novos negócios, intercâmbio artístico e cultural e troca de informações gerais. O município de Tatuí recebeu a visita oficial da cônsul geral da República Popular da China no Estado de São Paulo, Chen Peijie, que veio acompanhada de cônsules comerciais chineses. No Paço Municipal, a consul foi recebida pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Marcos de Abreu; prefeitos da região, empresários locais e presidentes de associações e sindicatos patronais.

“Estamos planejando e trabalhando para atrair novos investimentos, para gerar renda e empregos. Parcerias são importantes e o Município de Tatuí está preparado para este novo momento. Governador João Dória está agora na China e lá busca sensibilizar os chineses, apresentando o nosso Estado – incluindo Tatuí – a possíveis investidores. Nós aqui fazemos a nossa parte e o entusiasmo é grande”, destacou a prefeita Maria José.
O encontro serviu para também dar publicidade à celebração do 45º ano das relações diplomáticas entre Brasil e China. No próximo mês de setembro, o presidente Jair Bolsonaro deverá ir à China e, no final do ano, está prevista a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil.

He Jun, cônsul comercial do consulado da República Popular da China em São Paulo, falou com empresários, presidentes de associações classistas (entre elas, a ACE – Associação Comercial e Empresarial e, a ACERTAR – Associação dos Ceramistas de Tatuí e Região) e sindicatos (entre os presentes, o Sindicato Rural Patronal de Tatuí). Já a consul geral, Chen Peijie, recebeu no gabinete da prefeita Maria José, as demandas de Tatuí, abrindo a possibilidade de futuros negócios e intercâmbios culturais, através do Conservatório local. Chen Peijie também atendeu aos prefeitos da região, entre eles: Aldo Sanson (Cerquilho), Keke Gonçalves (Capela do Alto), Luís Carlos Américo (Quadra), Emerson Motta (Torre de Pedra) e Dinho Camargo (Cesário Lange).

No Conservatório de Tatuí – Um espetáculo musical e artístico, de divulgação da cultura aconteceu chinesa, aconteceu no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório local. A consul Chen Peijie esteve presente, assim como a prefeita Maria José, a deputada estadual Damaris Moura, o vereador Alexandre de Jesus Bossolan e o diretor da escola de música tatuiana Ari de Araújo Júnior, além de cônsules, secretários municipais e outros convidados. Foi apresentado o espetáculo “A China em Tatuí”, pelo Huaxing Grupo de Artes, com cerca de 40 pessoas, reunindo música, dança e vestimentas típicas que encenaram a tradição chinesa.

Economia forte – Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, atual Ministério da Economia, a balança comercial entre o Brasil e China, que inclui valores de importação e exportação, atingiu o volume de US$ 100 bilhões em 2018. Além disso, os investimentos diretos chineses no país chegaram aos US$ 54 bilhões nos últimos 15 anos, conforme dados do Ministério do Planejamento do Brasil, atual Ministério da Economia.

PUBLICIDADE