PUBLICIDADE

Julho é o mês de férias escolar e em Cesário Lange, a garotada costuma ficar na rua com uma das brincadeiras mais conhecidas que é empinar pipa. Antes mesmo das férias escolares, esse famoso “brinquedo” já atraem crianças. Eles são a diversão favorita e um dos brinquedos mais perigosos, são também conhecidos como arraias ou papagaios.
Feitas com papel colorido, palitos e linha, as pipas começam a oferecer riscos para quem brinca e para quem passa perto do local quando outros ingredientes entram na brincadeira. Neste caso, o vilão é quase sempre o cerol, liga de vidro moído com cola que é usada para cortar as linhas de outras pipas. Além dos cortes que podem provocar, o cerol na linha das arraias pode causar acidentes envolvendo motoqueiros e ciclistas, além das crianças.
No município de Cesário Lange é comum crianças empinando arraias. Nos bairros Jardim Alvorada e Vila Nova é um dos pontos de encontro de crianças e adolescentes que brincam com pipas. As idades são variadas, mas até os mais pequenos sabem produzir cerol e usá-lo nas pipas. A brincadeira assusta motoqueiros e pedestres que circulam pelo local.
Segundo a Policia Civil de Cesário Lange, já foram realizadas algumas abordagens de crianças e adolescentes usando desses materiais.
“Quando encontrados pela Polícia, este material é encaminhado para Delpol da cidade, quando se tratar de menores de idade, quem responde são os pais ou responsáveis. O principal objetivo é a orientação às crianças e aos pais, que podem ser responsabilizados pelos filhos menores de idade se forem pegos utilizando o material”.

PUBLICIDADE