PUBLICIDADE

A população de Cesário Lange segue irritada com o barulho provocado por motocicletas com escapamento adulterado. E é claro que não é por culpa das motocicletas, já que nenhuma sai de fábrica fazendo aquela barulheira toda. Aquele ruído que desperta a antipatia e sustos em outros condutores e pedestres é por culpa da falta de civilidades dos “motoqueiros” que alteram propositadamente o cano de descarga para o motor reclamar mais alto do que o normal.
Em alguns pontos da cidade, motos barulhentas fazem farra diariamente as ruas da cidade, tirando o sono dos moradores. O barulho dos escapamentos das motocicletas também prejudica atividades comuns do dia-a-dia como falar ao telefone, assistir televisão e conversar com pessoas dentro de casa ou até mesmo se comunicar no trabalho.
Retirar o miolo do silencioso, peça que reduz o ruído do motor da moto, ou furar o escapamento, é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Apesar disso, motocicletas com escapamento modificado percorrem diariamente as ruas da cidade sem nenhuma preocupação.
Apesar do CTB proibir a circulação de motocicleta sem miolo do silencioso e com o escapamento furado, não é esta a realidade nas ruas.
O sargento Carlos Carvalho, da Polícia Militar de Cesário Lange, explica que no artigo 230, XI do CTB, proíbe a condução de veículo com descarga livre.
Destaca ainda que a infração é punível com multa grave de R$ 195,23 mais perda de cinco pontos na carteira. Além disso, o código prevê que o veículo deve ser retirado para regularização.
A Polícia Militar explica que se a irregularidade puder e for sanada no local da abordagem, o Policial deverá providenciar, apenas, a confecção do respectivo AIT, assim, liberando o veículo sem recolhimento do CLA e/ou CRLV, medida fundamentada no artigo 270, § 1 do CTB. Caso a irregularidade não puder ser sanada no local da abordagem, o Policial deverá providenciar a confecção do respectivo AIT e além disso, o recolhimento do CLA e/ou CRLV do veículo, estipulando prazo ao condutor e/ou proprietário para regularizar a situação do veículo e o apresentar posteriormente para vistoria no órgão de trânsito.

PUBLICIDADE