PUBLICIDADE

Nesta semana acompanhamos o trabalho da Sabesp no município de Cesário Lange, e o lixo retirado da rede de esgoto não é brincadeira. O que deveria ser descartado no lixo, por algum motivo, acaba indo parar nas redes de esgoto, prejudicando todo o sistema e a população.
Quando isso acontece, entra em campo o time de especialistas da Sabesp. E a cada trabalho são encontrados os mais diversos objetos. As equipes da cidade de Cesário Lange têm encontrado uma grande quantidade de lixo na rede de esgoto, o que gera o entupimento. E engana-se quem pensa que todo o material recolhido é resto de comida, também é muito comum encontrar roupas, panos, garrafas pet, papel higiênico, absorventes, fralda descartável e até objetos pessoais, que são jogados em vaso sanitários e ralos.
O lixo jogado no vaso sanitário, no ralo do chuveiro, na pia do banheiro ou da cozinha parece inofensivo, mas por menor que seja, ele pode ser muito prejudicial por uma série de fatores, como o entupimento dos canos. Um pequeno pedaço de papel ou uma sacolinha plástica jogada na rua também pode causar muitos transtornos. Além da sujeira, esses e outros matérias acabam se acumulando nos bueiros, o que representa um grande problema.
Em Cesário Lange, infelizmente ainda precisamos conscientizar a população de que o lixo é o responsável por entupir. O problema do lixo na cidade é preocupante, montanhas de sacos de lixos espalhados nas ruas, entulhos e móveis velhos. Apesar do aviso, moradores seguem levando a sujeira para o local.
A Sabesp alerta que o uso inadequado das redes de esgoto também traz prejuízos a população, já que o descarte incorreto do lixo nas redes coletoras aumenta o lixo de enchentes, mau cheiro, exposição a vetores e pragas urbanas, prejudicando a saúde dos moradores.
A pratica também causa alto custos para a companhia de saneamento, aumentando o risco de danos a operação e as instalações desdás redes aos coletores, interceptores, tubulações maiores e estações de tratamento. As prestações de serviços também impactadas com o aumento de chamadas emergenciais, que poderiam ser evitadas com a ausência do lixo nas tubulações.

PUBLICIDADE