PUBLICIDADE

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer de mama. Por isso, as mulheres de Cesário Lange terão mais uma opção para realizar mamografias na cidade.

O Programa Mulheres de Peito, criado em 2013, é para ampliar o acesso e incentivar as mulheres paulistas a realizarem exames pelo SUS, em todo o estado. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Também contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografia. As unidades têm capacidade de atender até 50 mulheres por dia. A iniciativa estimula mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia, de forma gratuita.

A carreta do Programa Mulheres de Peito também atende mulheres mais jovens, porém, nesse caso, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados dos exames, emitidos a distância pelo Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), saem em até 48 horas após a realização do procedimento. Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência. Os serviços são disponibilizados de segundas a sextas-feiras, entre 09h00 e 18h00, e aos sábados, das 09h00 às 13h00.
Os Vereadores e seus Deputados têm lutado pela vinda desta carreta desde 2017. Os trabalhos foram iniciados pelo Vereador Marcos Vinícius, mas infelizmente, por falta de cronograma, não foi possível atendê-los naquele ano.

“No ano de 2018, tive a oportunidade de reinscrever para o Programa Mulheres de Peito, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, através do, então, Deputado Gondim, e fomos felizmente, atendidos. Foi uma conquista não só minha, Vereador Alessandro Paes Vieira, mas de todas as mulheres de nosso Município. Sou muito grato ao Deputado Gondim, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e a todos os que de alguma forma nos auxiliaram nesta tarefa’’. Confirma o vereador Alessandro.
A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, iniciaram os atendimentos a população no dia (25) e ficará no município até quinta-feira (11). A carreta está localizada em frente ao NIC, na Rua Pedro Miranda Campos.

 

PUBLICIDADE