PUBLICIDADE

Nas fotos mostra o momento em que o grupo de 61 atletas que bateu o recorde brasileiro de maior número de paraquedistas em formação de figuras de dois pontos salta dos aviões em Boituva (SP).
O recorde era de 54 atletas com dois pontos feitos e foi registrado pelo mesmo grupo em Boituva, no ano de 2017.
Nas imagens é possível ver o momento em que alguns atletas saltam do avião. No ar, eles vão ao encontro um do outro e se juntam para formar as figuras.
Segundo o organizador do evento, David Rodrigues, para realizar o salto foram utilizados cinco aviões, sendo dois do modelo “Grand Caravan”, que continha aproximadamente 15 atletas cada, e três do modelo “Caravan”, com uma média de 10 a 12 atletas.
Recorde
De acordo com David, além dos paraquedistas, participaram do salto o time de câmeras e reservas.
“Esses atletas sempre confraternizam e treinam. O objetivo era ver os que se destacam e chamar para participar do recorde, tanto quem se destaca dentro quanto fora do Brasil. Alguns eu nunca havia saltado com eles, mas outros treinadores inseriram no grupo”, afirma.
O organizador ainda conta que todos os atletas estavam se preparando para o salto há cerca de um ano. Para fazer a quebra do recorde, paraquedistas de vários estados do Brasil se reuniram em Boituva.
“O grupo é de quase todo o Brasil. Neste recorde tínhamos atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceara, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul, Florianópolis, Curitiba, Acre, Roraima, Manaus, Espírito Santo e Belo Horizonte.”
Foram realizados dois saltos de treinamento e oito tentativas para alcançar o recorde, como explica o organizador.
“Na oitava tentativa, como organizador e capitão, eu estava ansioso para dar certo. Estávamos muito bem treinados, mas tem que se controlar, porque é um dos pilares do treinamento, principalmente ansiedade. Para quem está organizando é mais complicado. Pessoas do Brasil todo, uma frota de aviões, movimenta tudo. Eu só pensava: ‘será que vamos sair sem recorde?’”, afirma.
Ele comenta que estava preocupado com a formação das figuras, pois havia muita dificuldade e muitos detalhes a serem analisados.
“A dificuldade era grande por problemas no meio da formação, precisamos dela sólida para conseguir fazer o restante. Isso me preocupou um pouco, mas conseguimos fazer o recorde no 10º salto.”
Porém, após longas tentativas, o alívio e a felicidade tomaram conta do organizador e de todos os atletas participantes.
“Não consigo descrever o que senti. Não dá para segurar a emoção. Eu pousei e pensei: ‘será que conseguimos?’, precisava ver o vídeo pois são muitos detalhes que não dá para ter certeza. Estava aquele suspense e me disseram: ‘é recorde’. Eu abri a janela e gritei: ‘é recorde’ e vi todos se abraçando. Fiquei emocionado por ter dado certo”, conclui.

PUBLICIDADE