PUBLICIDADE

Nesta semana ocorreu a reunião referente ao Consórcio da Residência Inclusiva. Na ocasião, estiveram presente o Prefeito Professor Fernando, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Boituva, Judite Belé, o Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania Evandro Emersom Camargo, o Diretor do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social Bruno Simon Bueno, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Tietê Sandra Maria e a Assistente Social de Votorantim Marcela Garcia.
A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

A Residência Inclusiva tem o propósito de romper com a prática do isolamento, de mudança do paradigma de estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário. São residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade. Devem dispor de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas. Tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência.

PUBLICIDADE