PUBLICIDADE

Após mais de 30 anos dedicados à Justiça paulista, o desembargador Juvenal José Duarte participou da última sessão de julgamento antes da aposentadoria. Colegas da 5ª Câmara de Direito Criminal prestaram homenagens ao magistrado e destacaram seu comprometimento com o trabalho, sua competência, além do convívio harmonioso.

O desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, corregedor-geral da Justiça, que é integrante da Câmara, fez questão de comparecer para saudar o amigo. Falou sobre a personalidade de Juvenal Duarte e, também, sobre a difícil decisão de deixar a toga.

“Tivemos um ótimo convívio nesses 16 anos de atuação. No colegiado, sempre primou pelo comprometimento, serenidade e tranquilidade. Espero que tenha muita alegria em seus novos caminhos”, disse.

O presidente da 5ª Câmara de Direito Criminal, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan, teceu elogios ao homenageado e lembrou sua trajetória. “É um exemplo de dignidade, competência, honradez e espírito público. Um homem que viveu intensamente a nossa Justiça. Quero agradecer pelos anos que trabalhamos juntos, período em que Juvenal Duarte nos brindou com seu espírito jovem e serenidade.”

Os desembargadores Antonio Carlos Tristão Ribeiro e Geraldo Luís Wohlers Silveira também fizeram uso da palavra e enalteceram as qualidades do magistrado. “Fraterno, amigo, sereno. Agradeço pelos anos de convivência e trabalho conjunto”, afirmou Tristão Ribeiro.

“Nosso colega teve uma carreira venturosa nesta Câmara. Uma pessoa cultíssima, minuciosa, possuidora de grande sabedoria e sensibilidade”, destacou Geraldo Wohlers. Também estave presente o desembargador José Raul Gavião de Almeida, que integra a 6ª Câmara Criminal.

“Atuamos juntos por um curto espaço de tempo e já tenho um enorme apreço por sua pessoa. Prometo honrar sua cadeira”, disse a desembargadora Claudia Lucia Fonseca Fanucchi, que passou a integrar a 5ª Câmara. Ela também recebeu as boas-vindas dos colegas.

“Só tenho a agradecer pelos seus ensinamentos e tenho certeza que a experiência adquirida no Tribunal será levada para a nova etapa que se inicia”, declarou o juiz substituto Mauricio Henrique Guimarães Pereira Filho.

Ao se despedir, Juvenal José Duarte afirmou que foi uma honra conviver com os companheiros da 5ª Câmara durante tantos anos. “Agradeço a todos, foi um privilégio e, também, um grande aprendizado. Agradeço, também, a minhas valorosas assistentes, que sempre me deram total apoio para a realização do meu trabalho. Saio com o sentimento do dever cumprido”, concluiu.

Trajetória – Natural de Cesário Lange, interior de São Paulo, Juvenal José Duarte nasceu em janeiro de 1962.Tornou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba – turma de 1983. Ingressou na Magistratura em 1985, como juiz substituto da 44ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guarulhos. Também judicou em Itapetininga, Teodoro Sampaio, Apiaí, Itapeva e na Capital. Foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade em 2011.

PUBLICIDADE