PUBLICIDADE

Na manhã da ultima quarta feira, dia 14 do mês que segue o Conselho Municipal do Idoso se reuniu na sede da Terceira Idade para a reunião extraordinária que acontece toda segunda quinta- feira do mês, onde estiveram presentes, Elisabete Aparecida de Morais, Aparecido Izaías, Wilson Pedrão, Nivalda Ribeiro Dias, Laís Vieira Campos, Maria Aparecida Gonçalves de Lima, discutindo os assuntos abaixo.
Novamente não foi possível a realização da eleição para a ocupação dos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário, vista que não houve quórum, ressaltando que é a 4ª, reunião que acontece nesse ano.
Até haja eleição de membros para a ocupação dos cargos supracitados, os Conselheiros com os mandatos vencidos desde o mês de janeiro de 2019, continuarão atuando.
A primeira pauta foi discutido o desinteresse da participação dos membros do Conselho nas
reuniões que é formados de forma paritária sendo 50% da sociedade civil e 50% do poder público, somando um total de 22( vinte e duas) pessoas, com 11(onze) titulares e11(onze) suplentes e da sociedade em geral, pois as políticas publicas , os direitos do idoso como : o respeito e viver com dignidade e o alto índice de violência contra a pessoas idosa que enfrentamos em nosso município não deve ser preocupação somente de alguns órgãos competentes, mas de toda a sociedade , ainda que todos envelheceremos .
• Outro assunto em pauta foi de como atrair a população para os Conselhos, pois
infelizmente existe uma falta de compromisso com as reuniões, mesmo sabendo a importância deles na garantia de direitos.
• Láis, psicóloga do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mencionou a
criação de mecanismos para pesquisas junto à população buscando viabilizar a necessidade de cada um, assunto esse que será pauta da próxima reunião, após apresentação do relatório da Conferência Municipal do Idoso, onde foram apresentadas várias propostas.
Os Conselhos estão vivenciando um momento difícil necessitando de fortalecimento para não perder sua autonomia na busca da garantia de direitos.

 

PUBLICIDADE