PUBLICIDADE

Com a chegada do outono, surgem as baixas temperaturas e o clima seco. Esta combinação pode causar uma série de doenças respiratórias nos cãezinhos, entre elas a gripe canina, enfermidade que atinge o sistema respiratório do animal e pode desencadear outros problemas de saúde. Ainda de acordo com ela a transmissão pode ser passada do animal para o ser humano.
A traqueobronquite infecciosa canina, ‘tosse dos canis’, ou como é popularmente conhecida gripe canina, possui vários agentes etiológicos, ou seja, vários causadores da doença. A bactéria bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza canina são os mais comuns. A bordetella pode ser considerada uma zoonose, ou seja, pode passar dos cães para os seres humanos. Porém, isso é mais observado quando a pessoa se encontra com baixa imunidade, como idosos, crianças e portadores de HIV. Assim como para nós humanos, a doença pode causar muito desconforto e desânimo nos pets.
Sintomas
Os sintomas da gripe canina se assemelham muito aos dos seres humanos. Geralmente os proprietários chegam relatando tosse e episódios de vômito que pode vir acompanhada ou não de secreção nasal. Já a anorexia e a dificuldade respiratória geralmente estão relacionadas a casos mais graves da doença.
Sintomas mais característicos da doença:
Tosse contínua;
Coriza/corrimento nasal;
Espirros;
Febre;
Falta de apetite.
Evite contato com outros doentes
As formas de prevenção contra a gripe canina são simples e muito eficazes, com a vacinação e o fortalecimento imunológico do animal. O uso da vacinação pode ser de forma intranasal e injetável. Fazemos uso de antibioticoterapia, antitussigenos, nebulização e esta somente deve ser prescrita por veterinário.

PUBLICIDADE