PUBLICIDADE

A criação mais valiosa do sítio de José Carlos Antunes em Boituva (SP) está num canteiro. As minhocas ficam escondidas debaixo das telhas, longe do sol.

A produção mensal gira em torno de 2 toneladas de húmus. A família de José Carlos trabalha há 20 anos na minhocultura.

Ele lembra que o húmus é um adubo natural e não tem perigo de trazer qualquer risco à planta ou ao ser humano.

Produtor rural de Boituva investe em criação de minhocas para produzir húmus
José Carlos e a esposa tomam conta de toda a produção. Primeiro, recebem o esterco de boi, que é molhado. Em um canteiro, fica coberto com folhas de bananeira. Depois de 45 dias, o material é retirado, peneirado e aí sai o húmus, que nada mais é do que as fezes das minhocas.

O húmus produzido pelos minhocultores é muito usado na agricultura. Ele substitui o adubo industrializado. O consultor agronômico João Celso Collaço Júnior explica que o húmus é um fertilizante completo, ajudando nos aspectos físico, químico e biológico do solo.

A produção de hortaliças de André da Silva, em Itapetininga (SP), é orgânica. Antes de trabalhar com o húmus, chegou a testar outras opções, mas não teve sucesso.

A aplicação de húmus é feita na hora do plantio e mensalmente. A distribuição varia de acordo com a necessidade das plantas. André acredita que isso está sendo fundamental para o desenvolvimento da horta.

PUBLICIDADE